Pela primeira vez desde a independência do país, o Serviço de Investigação Criminal (SIC) nomeou duas mulheres para o cargo de Directoras Provinciais, nas recém-criadas províncias de Icolo e Bengo e Cubango, no âmbito da Nova Divisão Política e Administrativa.
A cerimónia de tomada de posse teve lugar na manhã desta segunda-feira(10), no Anfiteatro da Direcção Geral do SIC, em Cacuaco, e foi presidida pelo Director-Geral do SIC, Luciano Tânio da Silva. No seu discurso, o responsável destacou que esta nomeação representa apenas o início de um processo contínuo de inclusão feminina na direcção da instituição, sempre com base na competência demonstrada.
No mesmo acto, foi igualmente empossado o novo Director Provincial do SIC para o Moxico Leste, estando ainda por nomear o responsável pela província do Cuando.
Aos novos dirigentes, Luciano da Silva exortou a coragem e determinação perante os desafios do cargo, sublinhando que “é precisamente no enfrentamento dessas dificuldades que devem encontrar a força necessária para consolidar o nome da instituição que dirigem”.
Os Nomeados:
Superintendente-Chefe de Investigação Criminal Alexandrina Alberto Monteiro – Directora do SIC na província do Cubango.
Superintendente-Chefe de Investigação Criminal Conceição Gonçalves Nhanga – Directora do SIC na província de Icolo e Bengo.
Superintendente-Chefe de Investigação Criminal João Pedro Sango – Director do SIC na província do Moxico Leste.
A cerimónia contou com a presença dos Directores-Gerais Adjuntos do SIC, Directores Nacionais e Provinciais, oficiais seniores e convidados.