Startup de jovens angolanos cria Nuxo, o identificador de Fake News angolano.

0
221

É verdade! Há uma Startup de jovens angolanos que acaba de lançar o identificador de Fake News baseado em Inteligência Artificial.

Acaba de nascer o Nuxo, a primeira solução baseada em inteligência artificial, desenvolvida em Angola, por angolanos. Nuxo, nome escolhido para a solução, utiliza um algoritmo de machine learning (inteligência artificial) que permite identificar fake news com rapidez e precisão. A solução foi desenvolvida por uma equipa de jovens angolanos, baseados em Luanda, com provas dadas no combate a fake news, desde o lançamento do agregador de notícias Manifexto, em que esta equipa está envolvida, desde 2017.

“O Nuxo foi inicialmente treinado com uma base de dados de mais 10 mil notícias, todas elas identificadas como verdadeiras ou falsas. Após analisar todas elas, o algoritmo consegue identificar um padrão, algo que o ser humano não consegue fazer. Com base nisto, é criada uma base de análise e, daí em diante, cada notícia processada e analisada passa a ter o seu resultado incorporado no algoritmo, permitindo, assim, que a máquina aprenda. O que significa que, quanto mais notícias forem analisadas pelo Nuxo, mais eficiente e necessário ele se torna”, esclarece Zedilson de Almeida, director geral da Simpluz Tecnologias, empresa detentora do Manifexto.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments