- Publicidade -

More

    Supremo de Angola diz que general “Kangamba” não tentou fugir e revoga medidas de coação

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    O Tribunal Supremo de Angola deu razão parcial ao recurso apresentado pela defesa do general Bento “Kangamba”, revogando medidas de coação, entendendo que não tentou fugir à Justiça, segundo decisão à qual a Lusa teve hoje acesso.

    “Julgamos que a sua conduta não configura fuga que de `per si` justifique a aplicação do conjunto de medidas de coação que lhe foram aplicadas, medidas essas que em nosso entender devem ser alteradas, mantendo-se apenas a de interdição de saída do país por se afigurar judiciosa e menos gravosa enquanto tramita o processo principal em cujo factos determinaram a sua aplicação”, lê-se no despacho daquele tribunal.

    O general Bento dos Santos “kangamba”, casado com uma sobrinha do ex-chefe de Estado angolano (1979-2017), José Eduardo dos Santos, e presidente do clube de futebol luandense Kabuscorp Sport Clube do Palanca, foi detido a 29 de fevereiro, na província do Cunene, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), quando tentava fugir para a Namíbia, acusação que o também empresário negou.

    O também ex-dirigente do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) foi detido, segundo a PGR, por suspeitas da “prática do crime de burla por defraudação”, tendo sido apreendidos na altura da detenção uma pistola e valores em kwanzas (moeda angolana) e rands (moeda sul-africana) que não foram divulgados.

    Depois de ser ouvido na Direção Nacional de Investigação e Ação Penal (DNIAP), Bento “Kangamba” foi libertado, mas sujeito a medidas de coação, ficando impedido de mudar de residência ou dela se ausentar por mais de cinco dias sem comunicar o seu paradeiro, de sair do país e da província de Luanda e com obrigação de apresentação periódica às autoridades de quinze em quinze dias.

    Na contestação às medidas que lhe foram impostas, a defesa de “Kangamba” diz ter justificado a falta a uma notificação anterior do DNIAP, de dezembro, por “não se encontrar na província de Luanda” e que “tempos volvidos” teve de se ausentar “por razões de saúde à Africa do Sul”.

    Afirma ainda ter sido notificado, a 28 de fevereiro, para comparecer no DNIAP a 05 de março, tendo sido detido nesse mesmo dia quando se encontrava “em viagem de negócios” na província do Cunene, “em condições totalmente desumanas e indignas”, garantindo que “em momento algum pretenderia pôr-se em fuga”, nem havia sido notificado da sua situação de arguido.

    Num despacho datado de 01 de junho e recebido na Secretaria Judicial da Câmara Criminal do Tribunal Supremo a 09 deste mês, o juiz Daniel Modesto dá provimento parcial ao pedido de impugnação das medidas de coação aplicadas, mantendo apenas a interdição de saída do país.

    O juiz considerou que a aplicação de medidas de coação deve “obedecer necessariamente aos princípios de adequação e proporcionalidade” e embora “Kangamba” tivesse obrigação de se apresentar às autoridades, em função das medidas de coação, teve as suas ausências justificadas por documentos médicos e carta que dirigiu à DNIAP.

    Bento “Kangamba”, que durante vários anos foi responsável pela mobilização do partido em Luanda, responde num processo movido pelo casal Bruno Gerardin e Teresa Gerardin, que lhe emprestaram, em 2017, 15 milhões de dólares (13,3 milhões de euros), valor que não liquidou na totalidade.

    O empresário assumiu estar em incumprimento relativamente à dívida, mas garantiu que a irá honrar “dentro de um prazo razoável”, tendo já feito alguns pagamentos parciais.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    BAI Apresenta resultados líquidos na ordem  200 mil milhões de kwanzas

    O Banco Angolano de Investimentos S.A. (BAI) anunciou os resultados da Assembleia Geral Ordinária realizada em 27 de março de 2024, na qual os...

    Modelo da Hadja Models brilha no desfile de Nuno Gama em Portugal

    Ariclenes Clemente agenciado pela Hadja Models brilhou no grande desfile do renomado estilista Português Nuno Gama vencedor do Globo de Ouro em 1996 como...

    Modelo da Hadja Models brilha no desfile de Nuno Gama em Portugal

    Ariclenes Clemente agenciado pela Hadja Models brilhou no grande desfile do renomado estilista Português Nuno Gama vencedor do Globo de Ouro em 1996 como...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto