No âmbito da estratégia de diversificação de fontes de receita, a TAAG Linhas Áreas de Angola acaba de firmar um acordo comercial com o Grupo de aviação chinês Lucky Aviation. A parceria prevê a utilização de aviões TAAG em regime de charter, exclusivamente para transporte de carga.
A rota Changsha (CSX) – Luanda (LAD) – São Paulo (GRU) vai entrar em funcionamento esta semana, ligando três países de continentes diferentes, respectivamente China, Angola e Brasil.
Inicialmente a rota será operada por uma aeronave tipo Boeing 777-200 ER com 2 voos por semana. Posteriormente, iremos escalar para o modelo Boeing 777-300 ER de 76 toneladas de capacidade de carga.
Ademais, o acordo prevê escalabilidade, dado o potencial para novas rotas com origem em outras cidades chinesas, nomeadamente Hong Kong (HKG), Chengdu Tianfu (TFU), Guangzhou (CAN), Chengdu Shuangliu (CTU), Shangai Hongqiao (SHA) e Beijing (BJS), capital da china. Existe igualmente a oportunidade desta parceria chegar a destinos adicionais, nomeadamente conexão para países do bloco económico dos BRICS, entre os quais a Índia, países da África subsariana e Europa.
Tipicamente, a carga a transportar será matéria-prima, produtos agrícolas, material de eletrónica e bens diversos.
A parceria está avaliada em 200 milhões dólares americanos, aproximadamente. Entre outras iniciativas, a estratégia de crescimento da TAAG passa por potenciar negócios a nível global, criar sinergias entre países e posicionar Luanda como um Hub capaz de interligar a América latina, África, Ásia e Europa.