Por: Hélio Cristóvão
A Buccos Produções levou ao palco do Centro de Conferências de Belas mais uma grande produção teatral que movimentou o público na noite deste domingo, 6, a sair de casa para apreciar artistas angolanos da arte teatral. “A História que Marcou o Sul” é uma obra de época escrita e encenada pelo dramaturgo Flávio Ferrão e dirigida por Chance Elchadai, inspirada na cultura Nhyaneka Humbi, mais propriamente da província da Huíla, e relata a tragédia que marcou o sul do país há quatrocentos anos.
O elenco da peça foi composto por Manuel Teixeira, Sérgio Oliveira, Sophia Buco, Eduardo Kialanda, Emanuelson Manuel, Rosa Cavela‚ Nelma Nunes, Horácio Bopolo, Adilson Vunge, José Maria, Silvio Nascimento, Milton Kilandambuca e Elizete Vasco.
Em entrevista ao PLATINALINE, Sophia Buco, que também desempenhou a função de Produtora Executiva do evento, classificou a produção como um sucesso, resultado de um trabalho árduo desde o laboratório aos ensaios. “O laboratório não foi ácil, tivemos actores que foram para a Huíla, outros para Benguela e mesmo aqui por Luanda. Sabe-se que temos uma grande comunidade dos povos do sul, então, fomos fazendo o laboratório desta forma”, fez saber.
Quanto ao público, Sophia relata que, uma vez mais, provou que gosta de arte, em particular do teatro e das nossas histórias. “O que falta, muitas vezes, é a maneira como nós as contamos, os detalhes, as luzes, as cores, pôr todos os nutrientes ou condimentos necessários para que a obra seja apresentada com qualidade.”
A actriz lembrou que o foco das suas produções não é apenas virado para Angola mas a pensar também no mercado internacional. “Porque se aqui em Angola é bom, para fora também é bom.”
Para o mês de Dezembro, Sophia prepara a obra infantil “Pai Natal Angolano”.