O Grupo Teatral Henrique Artes, uma das companhias mais conceituadas de Angola, prepara-se para representar o país nos Estados Unidos da América, com a peça “Passos para a Independência de Angola”. O espetáculo sobe ao palco do UDC Theater of the Arts, da University of the District of Columbia, em Washington D.C., no dia 6 de Novembro, num evento que promete emocionar o público, celebrar a cultura nacional e levar a alma de Angola até ao coração da capital norte-americana.
De acordo a nota que o Platinaline teve acesso, o elenco principal conta com os actores Carla Pena, Indira Contreiras, Mário Sá Morais, Marisa Octávio, Naed Branco, Paulo Alikate, Paulo Figueira e Valter Gomes, aos quais se juntam nomes de outras companhias teatrais angolanas. Do Grupo Teatral Julu participa Manuel Teixeira, do Horizonte Nzinga Nbandi, Valdano Lukizaia, e ainda os actores independentes Lesliana Pereira, Eduardo Kialanda (T@l!bam) e Nelo Jazz, reforçando a união e o talento do teatro nacional nesta representação internacional.
A peça “Passos para a Independência de Angola” presta uma sentida homenagem ao percurso histórico, político e cultural do país, transportando o público por uma viagem de alma, memória e resistência. Integrada nas celebrações da Independência Nacional, esta apresentação reafirma o compromisso do grupo em promover a cultura angolana além-fronteiras, projetando o talento local no panorama artístico internacional e fortalecendo o intercâmbio cultural entre Angola e os Estados Unidos.
A actuação em Washington D.C. marca um momento histórico para o teatro angolano, já que é a primeira vez que um grupo do país apresenta uma produção dedicada à sua independência num palco norte-americano de prestígio. O UDC Theater of the Arts é conhecido por acolher grandes produções culturais e passa agora a ser o cenário de um tributo artístico à identidade e à força expressiva de Angola.










