Gerilson Insrael, Asap Rocky, Aryovaldo, Xamã e Johnny Berry são alguns dos vários artistas que já aderiram ao estilo.
Por: Hélio Cristóvão
Apesar de não ser historicamente novidade a utilização de unhas pintadas por homens, parece que o estilo vem ganhando força nos últimos tempos. Algumas figuras públicas angolanas e internacionais já apareceram publicamente com a “tendência” e levantaram questionamentos. Mas afinal de contas, qual é a base para que homens também pintem as unhas?
O elevado número de casos de violência contra crianças em todo o mundo levou a organização não governamental YGAP a lançar um desafio online que serve como alerta: a publicação de imagens de uma unha pintada para que seja público que uma em cinco crianças são vítimas de abuso sexual.
De acordo com uma pesquisa feita em 2016, 90% da violência realizada contra menores de 18 anos é feita por homens, razão pelo qual o desafio foi lançado a eles.
Apesar de muitos hoje em dia usarem por estilo, e outros para se reafirmar e quebrar os “padrões”. O cantor Johnny Berry disse ao PLATINALINE que não existe nada por trás da sua adesão à prática, “apenas style mesmo”, sublinhou.
Já o tik toker Aryovaldo, explicou que inicialmente começou a pintar por causa de um problema que teve na unha: “Ela saiu toda, então pra não ficar assim fiz a loucura de pintá-la de preto e depois conheci o trabalho do meu Neil Designer, o Sasha, que me convidou para fazer trabalhos com ele, e daí não parei mais.”
Questionado sobre a razão de continuar a desenhar as unhas, o também influenciadora digital destaca: “Estilo e tabus.”