- Publicidade -

More

    Tito Paris e Orquestra Metropolitana de Lisboa Realizam show de Luxo em Luanda

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    O músico cabo-verdiano Tito Paris tem reservado três espectáculos para os dias 16, 17 e 18 deste mês e algumas salas da capital angolana, inseridos na iniciativa “Sons de Setembro”.

    de acordo com a Conferencia de Impressa realizada esta semana  pela  Step , produtora dos shows, o cabo-verdiano será acompanhado instrumentalmente pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, que trará a Luanda 50 integrantes.
    Os três shows contarão com as participações especiais de Paulo Flores, Yuri da Cunha, Matias Damásio, Leonel Almeida, Patrícia Faria, Sandra Horta e Rita Lobo.

    Nascido em 1963, na cidade do Mindelo (ilha de São Vicente), no seio de uma família com muitos elementos dedicados à música, aprendeu os primeiros acordes na guitarra com a irmã e foi tocando com os irmãos e com um primo.

    Como principais influências, Tito Paris cita músicos como o clarinetista Luís Morais e o pianista Chico Serra.
    Aos dezanove anos fixou residência em Lisboa, após ter sido contratado por Bana, outro nome sonante da música de Cabo Verde, a integrar o seu agrupamento musical Voz de Cabo Verde, onde permaneceu durante quatro anos.
    Lançou e produziu o seu primeiro álbum em 1987, intitulado “Fidjo Maguado”, um trabalho instrumental em que mostra o seu virtuosismo como guitarrista, após o que formou um grupo próprio.

    Com este grupo gravou o álbum “Dança Ma Mi criola”, a que se seguiram “Graça de Tchega” (1996), dois trabalhos ao vivo – “Ao vivo no B.Leza” (1998) e “27/07/1990” (2001) – e, em 2002, o álbum “Guilhermina”.

    Tito Paris, que toca regularmente às terças e quintas-feiras na Casa da Morna, em Lisboa (de que é um dos sócios), é um dos responsáveis pela divulgação da música cabo-verdiana pelo mundo, sendo uma figura de relevo da comunidade africana na capital.

    A sua guitarra, ora melancólica ora frenética, a sua voz indolente e o swing com que embala o público fizeram de Tito Paris um dos ícones da moderna música luso-africana.

    A música de Tito está profundamente enraizada na tradição musical cabo-verdiana mas respira outras sonoridades, venham elas de África, do outro lado do Atlântico ou do hemisfério Norte.

    Os seus discos encontram-se à venda em todo o mundo, desde Nova Iorque até Paris, onde Tito Paris se apresenta em concerto com regularidade.
    Share this
    Tags

    A Bombar

    Henrique Sungo e Filipe Anjos apresentam o seu novo projeto documental intitulado “Aspiracionalismo”.

    Depois de estrear na cidade de Londres, agora é a vez da cidade da Kianda receber a Santano Produções, uma produtora audiovisual do angolano...

    Fábio Hustle admite que namoraria com Malune e revela em Live que teve 14 ex-namoradas

    Por: Helder Lourenço Na noite desta quinta-feira (18), durante uma animada Live no TikTok com a participação de 3-Fine, Elisandra Elly e outros influenciadores, o...

    Conheça Legoo, única plataforma nacional de venda de ingressos que transfere dinheiro dos promotores em 24 horas

    Criar um evento e ver o seu rendimento nunca foi tão fácil, e por esta razão, a “Legoo”, plataforma angolana lançada hoje (18) no...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto