A MIRA Pesquisa divulgou os resultados do seu 17.º Estudo de Audiências, realizado nas províncias de Luanda, Benguela, Huambo e Huíla, com uma amostra representativa de mais de 11 milhões de angolanos com idade igual ou superior a 15 anos.
O estudo analisa, para além da Televisão, os hábitos de consumo de Rádio, Imprensa e Internet, oferecendo ainda dados complementares sobre o comportamento dos consumidores angolanos. As informações são consideradas fundamentais para marcas, agências de publicidade, anunciantes e instituições que pretendem definir estratégias de comunicação mais eficazes e alinhadas com os públicos-alvo.
Entre os principais destaques, a pesquisa confirma a forte ligação dos angolanos à Televisão, com 94% dos inquiridos a afirmarem que assistem televisão de forma habitual. No ranking dos canais mais assistidos, a TV Zimbo afirma-se como líder absoluta de audiências, ocupando o primeiro lugar com 65%.
Na sequência do ranking surgem, respetivamente, os canais ZAP Novelas, em segundo lugar, e ZAP Viva, em terceiro, consolidando a relevância do universo ZAP no consumo televisivo em Angola.
Os resultados do 17.º Estudo de Audiências da MIRA Pesquisa reforçam, assim, o papel central da televisão no ecossistema mediático nacional e confirmam a TV Zimbo como o canal líder de audiências em Angola, num mercado cada vez mais competitivo e diversificado.




