Fechar O Menu

    Subscrever as actualizações

    Receba as últimas notícias

    O que está em alta

    🚨 INGRESSOS ESGOTADOS PARA “A JORNADA DOS VENCEDORES” 🚨

    15 de Novembro, 2025

    Aos 14 anos, Márcia Yola Lopes transforma dor em inspiração e lança o livro “Cicatrizes do Silêncio” sobre lábio leporino

    13 de Novembro, 2025

    “Hoje falamos de alimentação escolar, temos de esquecer a merenda”, afirma ministra Luísa Grilo

    13 de Novembro, 2025
    Facebook Instagram YouTube
    Facebook X (Twitter) Instagram
    PlatinaLine
    • PlatinaLine
    • Famosos

      CSMJ homologa resultados da eleição para Presidente do Tribunal Supremo — Efigénia Clemente lidera lista enviada ao Presidente da República

      3 de Novembro, 2025

      Lançamento do livro “Meio Século de Televisão em Angola: A Revolução Digital na TPA” acontece esta quarta-feira em Luanda

      3 de Novembro, 2025

      Receitas não petrolíferas ultrapassam as petrolíferas pela primeira vez no OGE 2026 em Angola

      1 de Novembro, 2025

      OGE 2026 prevê capitalização de empresas públicas em Kz 313 mil mil milhões

      1 de Novembro, 2025

      “Bruna Amado mostra que a sua voz vale mais que o seu bumbum” em Novo albúm de C4Pedro

      21 de Outubro, 2025
    • Música
    • Em Foco
    • Lifestyle
    • Desporto
    • Galeria
    • Contacto
    PlatinaLine
    Casa»* Notícias»União de facto passará a fazer parte do bilhete de identidade
    * Notícias

    União de facto passará a fazer parte do bilhete de identidade

    Platina LinePor Platina Line28 de Novembro, 2016Sem comentários3 Minutos de Leitura
    Facebook Twitter Pinterest O LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte E-mail
    Compartilhar
    Facebook Twitter O LinkedIn Pinterest E-mail

    Os casais que coabitam há mais de três anos já poderão ver o seu estado civil alterado no bilhete de identidade (B.I.) de solteiro para unido de facto.

    O registo de união de facto vai permitir que os cidadãos que vivam maritalmente há três anos, ou mais, usufruam dos direitos previstos pela lei à semelhança daqueles que contraíram o matrimónio, tal como explicou, ontem, em Luanda, o director nacional dos Registos e Notariado, Claudino Filipe.

    Segundo o responsável, os interessados poderão recorrer às conservatórias de registo civil para se inteirarem dos requisitos necessários para a sua efectivição, sendo que, após o cumprimento dos mesmos, passarão a ter no bilhete de identidade o estado civil de “unido de facto”.

     

    Em depoimento à imprensa por ocasião do seminário sobre “A Simplificação do Registo de Nascimento e o Registo Civil da União de facto”, o gestor público referiu, igualmente, os procedimentos de Simplificação e Dinamização do registo predial e alertou para que os cidadãos que tenham mais de um relacionamento só poderão efectuar o registo uma vez, visto que a lei não reconhece dois casamentos.

    “A lei diz que só se pode casar uma vez, razão pela qual também só se pode fazer o registo de união de facto uma vez. Quem assim não proceder, estará a cometer crime”, argumentou, acrescentando que haverá uma vasta equipa de inspectores para fiscalizarem o sistema informático.

    Já para os cidadãos que estiverem numa união de facto e posteriormente venham a separar-se, irão adquirir o estatuto de “divorciado de facto, ou separado de facto”. Sendo que poderão desfazer o compromisso por via legitigiosa ou por acordo mútuo.

    Relativamente ao período em que o serviço estaria disponível aos utentes, Claudino Filipe esclareceu que o mesmo entrará em vigor tão logo se dê por concluído o ciclo de capacitação dos técnicos do Ministério da Justiça, nomeadamente de conservadores, de notários e oficiais de justiça que decorre faseadamente, com previsão de conclusão para o fim deste ano.

    Na primeira fase, mais de 120 profissionais das províncias de Luanda, Bengo e Kwanza-Norte receberam instrução sobre procedimentos legais a serem utilizados no processo de efectivação da união de facto, no Instituto de Estudos Jurídicos (INEJ). Posteriormente, serão abrangidos funcionários do sector de outras províncias.

    “Só faltava a capacitação dos técnicos, uma vez que o regulamento do conhecimento da União de Facto por Mútuo Acordo e Dissolução da União da União de facto Reconhecida foi aprovado pelo Decreto Presidencial nº 36/15 de 30 de Janeiro,” explicou

    bilhete de identidade Claudino Filipe Registos e Notariado União de facto
    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest O LinkedIn Tumblr WhatsApp E-mail
    Artigo Anterior7 coisas que não sabíamos sobre o orgasmo
    Próximo Artigo “O Partido” arranca com o projecto “Bomba Relógio”
    Platina Line
    • Site

    Redação

    Relacionados Posts

    KwanzaBet e ASSES levam saúde gratuita a mais de 4.000 pessoas em Cacuaco

    4 de Novembro, 2025

    Electro Panga e Siemens reforçam parceria estratégica para impulsionar a indústria angolana

    23 de Outubro, 2025

    A empresa Angolana Intellis, Lda, e a empresa Saudita – Saudi Carbonate assinam Acordo de Distribuição Exclusiva para Angola, Congo, RDC e Gabão.

    7 de Outubro, 2025

    JMPLA no Cubango elege Lérias Biwango como nova Primeira Secretária provincial

    17 de Julho, 2025
    Deixe Uma Resposta Cancelar Resposta

    Platina Line
    As nossas escolhas

    🚨 INGRESSOS ESGOTADOS PARA “A JORNADA DOS VENCEDORES” 🚨

    15 de Novembro, 2025

    “Prevejo aí uns dois a zero. Argentina 2, Angola 0”, prevê Costa Vilola

    13 de Novembro, 2025

    Aos 14 anos, Márcia Yola Lopes transforma dor em inspiração e lança o livro “Cicatrizes do Silêncio” sobre lábio leporino

    13 de Novembro, 2025

    Anderson Mário endereça convite a C4 Pedro para parceria musical: “Papoite, vamos fazer acontecer”

    13 de Novembro, 2025
    • Facebook
    • Instagram
    • YouTube
    Mundo
    * Mundo

    Cinco jornalistas da emissora Al Jazeera mortos na Faixa de Gaza após ataque de Israel; emissora e ONGs condenam acção

    Por Osvaldo11 de Agosto, 20250

    Cinco jornalistas da cadeia Al Jazeera, incluindo o reputado correspondente Anas al-Sharif, foram mortos este…

    “Jesus” da Sibéria recebe pena de 12 anos de prisão por danos à saúde física e mental dos seguidores

    1 de Julho, 2025

    Conheça a mulher mais fértil do mundo: Mariam Nabatanzi tem 44 filhos aos 43 anos

    1 de Julho, 2025

    Furto de bola autografada por Neymar Jr resulta em condenação de 17 anos de prisão

    1 de Julho, 2025

    Subscrever as actualizações

    Receba as últimas notícias

    O Platina Line é um portal angolano dedicado a informação, educação e entretenimento. Ele oferece conteúdos sobre diversas áreas, incluindo cultura, música, moda, celebridades e novidades, com foco na língua portuguesa.

    O portal busca informar e entreter angolanos e outros interessados, com foco em notícias e entretenimento.

    Email: pauta@platinaline.com
    Call Center: 226 448 315

    Facebook Instagram YouTube
    Nossas escolhas

    🚨 INGRESSOS ESGOTADOS PARA “A JORNADA DOS VENCEDORES” 🚨

    15 de Novembro, 2025

    “Prevejo aí uns dois a zero. Argentina 2, Angola 0”, prevê Costa Vilola

    13 de Novembro, 2025

    Aos 14 anos, Márcia Yola Lopes transforma dor em inspiração e lança o livro “Cicatrizes do Silêncio” sobre lábio leporino

    13 de Novembro, 2025
    Novos comentários
    • Vlatiniqui Lino em Shakira chora e manda indireta para Piqué em clipe após separação: ‘me deixou’
    • Delcio em Empresário Angolano aposta na produção nacional e na criação de empregos para os jovens
    • Marcos em LS & Republicano celebra 22 anos de existência com ofertas de vários prémios
    • Bocolo Daniel em Unji – DELL Angola dedica-se à importação e distribuição de produtos e serviços Dell
    © Todos os Direitos Reservados. Platina Line 2025
    • Desenvolvido Por :
    • Willsite

    Digite acima e pressione Enter para a pesquisa. Pressione Esc 'cancelar'.