A UNITEL, empresa angolana de telecomunicações, realizou hoje, no dia 04 de Julho, a formalização da interligação de Rede de Fibra Óptica com a Operadora da Zâmbia, Bayobab.
Esta ligação, permitirá que Angola consiga posicionar-se como um agente importante na transformação digital a nível da África Austral. E é objectivo da UNITEL, interligar com todos os países fronteiriços dentro dos próximos 12 meses.
Em 2022, a Administração da UNITEL aprovou formalmente o arranque da actividade comercial grossista atendendo as necessidades dos operadores locais e internacionais.
Nesta tomada de decisão ficou claro que o objectivo estratégico é tornar Angola, parte da Hub regional para escoamento de tráfego aos conteúdos internacionais, pelos cabos submarinos, actualmente implementados no País.
Para a efectivação deste propósito, a UNITEL decidiu criar a interligação com parceiros de países vizinhos, tomando como o primeiro passo esta ligação de Caripande, na Província do Moxico, República de Angola e Chavuma, a noroeste da República da Zâmbia.
Actualmente a UNITEL é o único operador com cobertura total nacional onde 100% dos Municípios está com tecnologia 2G, 95% com tecnologia 3G, 75% com tecnologia 4G, e acabou de lançar a tecnologia 5G em alguns Municípios da Província de Luanda.
Tem, também, a maior rede de Fibra Óptica nacional com mais de 14 mil quilómetros pelo País, e lançou, no ano transacto, o novo Sistema de Cabos Submarino, com uma extensão de mil quilómetros, denominado UNITEL North Submarine Cable (UNSC), entre as Províncias do Zaire e Cabinda. Tudo isto, para proporcionar a transmissão de chamadas de Voz e Dados com qualidade, fiabilidade e velocidade, factores indispensáveis para o sucesso do serviço que presta aos seus Clientes.
Prova disso, que em 2021, foi celebrado um acordo com a Meta (Facebook) no desenvolvimento do maior projecto sistema de cabos submarinos internacionais com 45mil quilómetros, denominado 2Africa, sendo a UNITEL SA, o parceiro de aterragem do Cabo no Município de Cacuaco, em Luanda, cujo ramal ou extensão é de cerca de mil quilómetros e, previsão de entrada em serviço no segundo semestre de 2024.
Sobre Bayobab. Conectando a África
A Bayobab, é uma empresa pan-africana de soluções de conectividade digital fundada em 2018 do grupo MTN Global Connect. Como porta de entrada para o continente africano, a Bayobab aproveita a tecnologia para oferecer soluções digitais abertas e confiáveis de próxima geração para conectar a África.
Sabe mais em https://www.bayobab.africa