Por Sara Rodrigues
Vanda Pedro é uma figura incontornável na dramaturgia angolana. Iniciou o seu percurso nas artes cénicas em 1994.
Mas o que poucos sabem é que esta mulher carrega um peso enorme no coração: a morte da sua mãe quando tinha apenas 7 anos.
Ao PLATINALINE, Vanda Pedro caiu em lágrimas ao ser questionada se sente muito a falta de alguém que partiu para eternidade. Sem rodeios e entre soluços, a empresária respondeu:
“A minha mãe. Perdi-a com 7 anos de idade… Não sei como era o cheiro dela, nem conheço a sua voz porque era muito pequenina e tudo se apagou na memória. Às vezes digo às minhas irmãs que gostaria pelo menos de sonhar uma única vez com a minha mãe, para poder ver como ela falava, como ria, como era, para a conhecer. Vejo fotografias, mas não a conheço”.
Vanda Pedro explicou o quão difícil foi para ela e os seus 8 irmãos crescerem sem os cuidados maternos. Admitiu que tanto ela como os seus irmãos muitas vezes sentiam revolta, sem conseguir compreender como uma mãe parte e deixa os filhos para trás, um deles com apenas 1 ano.
“Houve vários momentos em que chorei e choro. Às vezes, antes de dormir, quando oro, choro, porque é uma falta que mesmo aos 60 anos nunca conseguirei suprir. Acho que ninguém no mundo consegue preencher o vazio que é a falta de uma mãe! Mas acredito que lá em cima ela de alguma forma acompanha tudo”, concluiu emocionada.