Por: Stella Cortêz
Defensora da promoção, divulgação e valorização das artes cénicas, a actriz angolana Vanda Pedro, que a convite da Casa de Angola em São Paulo se encontra no Brasil, mais propriamente a cidade de São Paulo, para a realização de actividades culturais, alusivas as festividades do continente berço África, foi distinguida com o prémio “África Brasil 2022”, na categoria Arte E Cultura do XVI.
Ao lado de um dos rostos mais famosos da dramaturgia brasileira, Isabel Fillardis, a protagonista do filme “Último Suspiro” partilhou um retrato que deixa patente a admiração que a actriz angolana sente pela também actriz brasileira, bem como a exibição do intercâmbio cultural e a união entre os dois povos.
“E à categoria de Arte e Cultura do XVI prêmio África Brasil 2022, o de África vai para Angola e o do Brasil fica com uma actriz que muito admiro Fillardis. Celebrar África nas suas diversidades nunca foi tão intenso e renovador”, escreveu Vanda Pedro, agradecendo de seguida a Casa de Angola em São Paulo por tudo o que têm feito em prol dos angolanos residentes no Brasil.
“Nossa cultura está viva aqui, quero agradecer a organização do prémio África Brasil pela grande celebração, foi lindo ver nosso continente representado de todos os cantos. Coloque o tudo que és em tudo que fazes”, frisou.
Vale lembrar que a empresária, ainda no âmbito das actividades culturais no Brasil, recentemente foi prestigiada com o Troféu Rainha Nzinga Mbandi 2022, num evento importante que visa homenagear mulheres angolanas, africanas e brasileiras que contribuíram de maneira significativa na construção da identidade cultural dos povos de Angola e africanos nas suas áreas.