Vice-presidente do MPLA defende uma África “feita por africanos” e mais autossuficiente

em

|

Visualizações

and

comentarios

Marraquexe, 2 de Junho de 2025 – A vice-presidente do MPLA, Mara Quiosa, defendeu hoje, à margem do Fórum Ibrahim, em Marrocos, a construção de uma África mais próspera, liderada pelos próprios africanos e menos dependente de apoios externos. A dirigente afirmou que Angola está a trilhar esse caminho, com foco na diversificação económica e valorização do capital humano.

“Queremos uma África cada vez mais próspera, uma África cada vez mais envolvida e, seguramente, uma África que dependa cada vez menos de outros continentes”, declarou Quiosa, em entrevista à agência Lusa, durante o evento que decorre na cidade de Marraquexe.

Com pouco mais de seis meses no cargo, a vice-presidente do partido no poder desde 1975 em Angola foi convidada a participar no Fórum, cujo tema central é “Alavancar os recursos de África para colmatar o défice financeiro”. O debate surge num momento em que se regista a redução da ajuda externa por parte dos Estados Unidos e de vários países europeus.


“África feita por africanos”

Mara Quiosa defendeu a necessidade de o continente assumir o controlo do seu próprio desenvolvimento, aproveitando os seus recursos naturais, humanos e financeiros.

“Nós temos muitos recursos naturais. Mas temos mais do que isso: temos recursos humanos. Temos o capital humano que, no fundo, é a nossa grande bandeira”, destacou.


Angola e o caminho da autossuficiência

A dirigente referiu que Angola tem feito avanços visíveis no caminho para a autossuficiência, sobretudo através da diversificação da economia, diminuindo gradualmente a dependência do sector petrolífero.

“O Governo angolano tem estado a fazer um esforço muito grande, principalmente no âmbito da diversificação da economia. A ideia é termos cada vez menos dependência do petróleo”, reforçou.

Além disso, sublinhou que o país está a investir no aumento da produção nacional, com particular destaque para a agricultura e o reforço de infraestruturas, como pilares de um desenvolvimento sustentável e independente.

Share this
Tags

A Bombar

Yola Araújo reduz exposição nas redes e justifica partilhas sobre o filho Jason: “É especial e pode inspirar outras mães”

Num tempo em que quase tudo parece ser partilhado nas redes sociais, algumas figuras públicas começam a repensar até que ponto vale a pena...

Novo aeroporto de Luanda vai receber hotel Hilton no quadro da expansão em África

O novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, em Luanda, será um dos pontos estratégicos da expansão do grupo Hilton em África, com a...

Pedro Godinho e Grupo Hilton firmam parceria para construção de hotéis de referência em Luanda e Cabinda

O empresário angolano Pedro Godinho oficializou uma parceria estratégica com o Grupo Hilton, uma das maiores cadeias hoteleiras do mundo, para a construção de...

- Publicidade -

Artigos Recentes

- Publicidade -

Mais como isto