Por: Sued de Oliveira
As indicações aos Óscares foram divulgadas na passa terça-feira e, para a alegria da comunidade negra e não só, a actriz Viola Davis, que interpretou Amanda Waller no filme “Esquadrão Suicida”, tornou-se a primeira actriz negra a ser indicada três vezes ao prémio.
Durante algum tempo, a prestação dos actores negros diante da maior premiação do cinema mundial passou por despercebida e tal facto levantou a alegada teoria de racismo envolvido, tanto é que o actor Will Smith, a esposa Jada Pinkett-Smith e o cineasta Spike Lee se recusaram a fazerem-se presentes na edição de 2016 dos Óscares protestando a ausência de actores negros em todas as categorias de actuação e parece que, dessa vez, Will Smith pode estampar um sorriso largo no rosto, depois do grande feito de 3 nomeações conseguidas pela grande Viola Davis.
Viola foi indicada no Óscar 2017 na categoria de Melhor Actriz Coadjuvante pelo filme “Fences”, ainda sem data de lançamento. Junto desta nomeação, ela concorreu em 2009 por “Dúvida” (coadjuvante) e, em 2012, por “Histórias Cruzadas” (como actriz principal).
Importa realçar que o anterior recorde pertencia a actriz Whoopi Goldberg, que tinha duas indicações, por Melhor Actriz em “A Cor Púrpura” (1986) e por Melhor Actriz coadjuvante em “Ghost – Do Outro Lado da Vida” (1991), o qual venceu.