Por: Iraneth da Cruz
Após a publicação da notícia que dava conta da realização de uma gala de beneficência marcada para o dia 28 de Abril, na Casa 70, do qual os beneficiários seriam as famílias dos músicos Beto de Almeida e Zé Keno, já falecidos, os familiares de Beto de Almeida mostraram-se descontentes por não terem sido contactados e principalmente por tomarem conhecimento da iniciativa através das redes sociais.
“Estamos gratos pela vossa intenção, de homenagear um dos representantes da música angolana, o malogrado Roberto Tiago de Almeida (Beto D’Almeida) com a realização desse evento solidário, ou de beneficência, mas vimos, por este meio, mostrar o nosso descontentamento pela realização do evento supracitado,” explicou a filha, adiantando ainda que sempre que alguém quiser organizar um concerto em homenagem ao seu pai, o melhor mesmo será entrar cm contacto com a família por respeito à viúva e aos filhos.
A filha continuou ao dizer que não são contra a homenagem ao seu progenitor, pois elas serão sempre bem vindas, mas acham que a expressão “beneficência” deixa subjacente a mensagem de que durante o tempo em que esteve em vida, Beto de Almeida não se preocupou em dar alguma dignidade à sua família ao ponto de terem de estar hoje a depender de doações. “Repito que precisamos, sim, de apoio, mas devemos ser nós a tentar lutar com as nossas forças até onde der. Dou-vos um exemplo: O meu pai morreu há cinco anos aproximadamente, isso equivale a mais ou menos 20% do meu tempo de vida e quase 40% do meu tempo de estudo e tanto eu como a minha irmã, durante esse tempo, não reprovamos e nunca ficamos sem estudar. Se quiserem fazer uma boa acção, podem arranjar bolsas de estudo, estágios, oportunidades de trabalho e etc. O meu pai sempre foi uma pessoa muito presente e sempre nos orientou a tentarmos lutar com as nossas forças. Outro exemplo que posso dar é que tanto eu como a minha irmã, recentemente começamos com pequenos negócios, essencialmente negócios de compra e venda de artigos para senhoras, e as nossas clientes hão-de pensar que pedimos à organização desse tipo de eventos para financiar as nossas actividades,” reforçou.
A família agradeceu a intenção da organização e aproveitou a oportunidade para realçar que por uma questão de respeito a eles e à imagem de Beto de Almeida, não se farão presentes no referido evento, pois acham ser uma falta de respeito terem tomado conhecimento da iniciativa através das redes sociais.