Maior e Mais Prestigiado torneio de Ténis Internacional
O maior e mais prestigiado torneio de Ténis Internacional, o 2021 Wimbledon Championships, vai fazer disputar a sua edição 134, e assinala igualmente o seu retorno ao calendário de ténis, depois de ser cancelado em 2020 devido à pandemia Covid-19.
O último Wimbledon em 2019 viu Novak Djokovic e Simona Halep ganharem os títulos individuais em masculino e feminino, respectivamente, enquanto Juan Sebastian Cabal e Robert Farah venceram as duplas masculinas, Hsieh Su-wei e Barbora Strycova venceram as duplas femininas e a equipa de Ivan Dodig e Latisha Chan ganhou nas duplas mistas.
Djokovic, que no início deste mês conquistou o título do Aberto da França de 2021 em grande estilo, chega a Wimbledon como o favorito para defender a sua coroa e manter a chance de ganhar um ‘Golden Slam’ sem precedentes (conquistando todos os quatro títulos do Grand Slam – Open da Austrália, Open da França, Wimbledon e o Open dos Estados Unidos – no mesmo ano civil).
“O Golden Slam – está muito nas cartas, não há dúvida sobre isso“, disse o grande tenista Todd Woodbridge sobre a ambição de Djokovic. “O que Novak conseguiu produzir em Paris, em duas reviravoltas de dois sets a love down, é uma das melhores coisas mentais que você já viu. Agora, ele fica um pouco ‘torto’ às vezes na quadra, mas é um atleta capaz para foca-se no que precisa fazer para conseguir o resultado.”
Ele acrescentou: “Aquela final, voltar contra [Stefanos] Tsitsipas, foi um esforço fantástico dele. E está apenas a renovar-se, ele está em Maiorca, nas quadras de relva, a preparar-se para Wimbledon. Ele definitivamente virá como um favorito de peso para este grande torneio.”
Um dos principais rivais de Djokovic, Rafael Nadal, não estará presente em Wimbledon, após desistir tanto deste torneio quanto dos próximos Jogos Olímpicos para tratar de lesões e prolongar a sua carreira, mas o lendário Roger Federer estará atrás de seu nono título de Wimbledon.
“Imediatamente, levante a cabeça, olhe para a frente, não tome decisões tolas agora. Apenas fique positivo e então passamos para o próximo objectivo, que é claramente Wimbledon”, disse Federer.
No lado feminino de singulares, a actual campeã Simona Halep abandonou recentemente um torneio em Hamburgo devido a um pequeno problema na panturrilha, colocando-a em dúvida para Wimbledon este ano, enquanto a jovem estrela Naomi Osaka já confirmou que não estará presente no SW19 enquanto continua afastada do desporto para cuidar da sua saúde mental.
A campeã surpresa do Open da França, Barbora Krejčíkova, será uma das atletas a serem observadas, enquanto o jogo contundente de Belinda Bencic pode levá-la longe nas quadras de relva. Depois de ter demonstrado estar em grande forma no campeonato Grass Court de Berlim no fim-de-semana passado.
A australiana Ashleigh Barty, que foi forçada a retirar-se do Open da França com uma lesão no quadril, espera recuperar-se a tempo, enquanto Serena Williams é sempre uma ameaça em Wimbledon, enquanto continua a sua busca pelo ardiloso 24º título individual do Grand Slam.
O prestigiado torneio de Wimbledon decorrerá de 28 de Junho a 11 de Julho e terá cobertura total no canal SuperSport Tenis, exclusivo na DStv.
Os aficionados da modalidade podem ainda acompanhar todas as incidências e notícias pelo viste www.dstvafrica.com/pt e pelo aplicativo MyDStv.