Por: Vanilson Gourgel
A cantora angolana Yola Semedo, conhecida pela sua voz marcante e pela influência no panorama musical, revelou recentemente, em entrevista exclusiva ao Platinaline, num evento realizado em Luanda, a sua intenção de criar uma produtora musical com um foco especial no semba de raiz, um dos géneros mais tradicionais da música angolana.
Segundo a artista, o principal objetivo deste projeto é dar continuidade à carreira dos artistas da “velha guarda do semba”, aqueles que pavimentaram o caminho deste género no país.
“Sinceramente, não sei se seria para novos talentos, porque, com o passar do tempo, tenho notado que há uma maior escassez até para aqueles que já estão há bastante tempo no mercado. Tudo o que tem acontecido favorece os que estão a começar, mas não há uma produtora que assegure a continuidade”, afirmou.
A cantora sublinhou também que, apesar do surgimento de novos artistas e da crescente popularização de outros estilos, o semba de raiz continua a ser um pilar fundamental da cultura musical angolana.
“Hoje, são poucos os que fazem semba de raiz. Ainda temos inúmeros artistas, os nossos mais velhos, que trilharam um longo caminho para chegarmos até aqui. Muitos deles ainda estão vivos, mas não têm o suporte necessário para continuar”, destacou Yola Semedo.
Refira-se que Yola Semedo acumula mais de 30 anos de carreira, iniciada ainda na juventude. No entanto, foi em 1997, como vocalista do grupo Impactus 4, que conquistou notoriedade no panorama musical angolano.