Por: Helder Lourenço
Fotos: Gerson Cambundo
Com o objectivo de dinamizar o mercado de Agronegócios em Angola e a internacionalização de produtores angolanos, a Zambeca Internacional Business realizou, nesta sexta-feira (30), a 1.ª Edição do Fórum Angolano de Agronegócios numa unidade hoteleira da capital do país.
Um dos pontos mais altos do Fórum, sob o lema “Como Alimentar Angola nos próximos 50 anos”, foi o intercâmbio de experiências entre os agentes, de modos a desenvolver o sector para a diversificação da economia nacional.
A organização pretende realizar anualmente o evento, que contou com vários prelectores nacionais e internacionais, por ser uma montra para projecção, exposição de produtos e serviços, segundo fez saber ao PLATINALINE a responsável da área de Marketing, Neusa Matoso.
“O Agronegócios é que está em alta nos últimos anos em Angola(…), a intenção é fazermos todos os anos. Ainda não temos o tema do segundo Fórum, mas posso adiantar que dentro deste desenvolvimento, a partir de Março, vamos lançar a jornada científica ligada ao Agronegócio”, revelou.
Neusa Matoso realçou ainda que, a Zambeca Internacional Business vai apostar nas demais províncias e procurar trabalhar directamente com os agentes que ajudam no desenvolvimento do sector.
“Vamos sair de Luanda(…), vamos às outras províncias para trabalhar directamente com as pessoas ligadas na área(…), nós queremos que essa toda massa gritante venha à tona e possa partilhar da experiência deste mercado”, anunciou.
Quanto aos micro-empresários, Neusa Matoso contou que a sua organização está a trabalhar numa plataforma que vai ajudar os pequenos empresários com dificuldades em fazer a distribuição dos seus produtos, com intuito de ajudá-los a encontrar futuros clientes.
Mais de 110 participantes fizeram-se presentes no evento, dentre os quais; produtores, pequenas cooperativas, associações, prestadores de serviços, bancos, cadeias de distribuição alimentar, startups, instituições de micro-crédito, académicos, investidores e outros.