Luanda, 13 de Maio de 2025 – Através do projecto “Vidas ZAP”, a ZAP realizou, no último sábado, 10 de Maio, o “ZAP Tour”, uma acção dedicada à promoção do turismo local e ao enriquecimento cultural. A actividade contou com a participação de cerca de 100 meninas, entre crianças e adolescentes, do Lar de acolhimento Horizonte Azul.
Nesta actividade, as raparigas visitaram locais como Palácio de Ferro, Baia de Luanda, Igreja da Nossa Senhora dos Remédios, Rua dos Mercadores, Museu Nacional de História Militar (Fortaleza de São Miguel), e o Memorial António Agostinho Neto.
A iniciativa teve como finalidade oferecer às crianças uma experiência educativa e recreativa, permitindo-lhes explorar os principais marcos históricos e culturais da capital angolana.
Dona Esperança, responsável do Lar Horizonte Azul, destacou que “a visita foi uma experiência enriquecedora, permitindo às crianças conhecerem a história e a cultura de Angola fora do seu ambiente habitual”. A “Mãe Esperança”, como também é tratada pelas meninas do Lar Horizonte Azul, acredita ter despertado nelas o interesse por valorizar o que é local e por aprendizados importantes para a vida escolar e pessoal”.
“Gostei de todos os locais por onde passamos, mas o lugar que mais me encantou foi o Palácio de Ferro”. “Eu já conhecia, mas não sabia que foi feito com alguns materiais que restaram da Torre Eiffel, em França”, expressou Maria Campos, formanda do Lar Horizonte Azul. “Passando aqui, também vamos passar informação a outras pessoas e, em vez de sonhar em conhecer outros locais, podemos primeiro conhecer a nossa terra”, concluiu.
José Luís, representante da agência de turismo Domestic Tours Angola, parceiro da ZAP nesta actividade, reforçou que esta viagem pelo passado da cidade permitiu “incentivar o conhecimento histórico e cultural, formando cidadãos conscientes para a preservação do património nacional”.
No mesmo tom, Marcial Domingos, Gestor de Parcerias da ZAP e responsável do projecto Vidas ZAP, indicou que, com o ZAP Tour, “pretendeu-se proporcionar uma verdadeira viagem pelo coração da nossa história e identidade”. “Acreditamos que investir nas crianças é investir no futuro de Angola, e é um orgulho para a ZAP poder contribuir para esse despertar cultural e educativo”, afirmou.
Através da visita a locais emblemáticos da cidade de Luanda, esta iniciativa da ZAP contribui para a formação cívica e cultural das crianças que integram o projecto social Vidas ZAP.