Fechar O Menu

    Subscrever as actualizações

    Receba as últimas notícias

    O que está em alta

    ANGOLA : ASSUME VICE-PRESIDÊNCIA DA UNIÃODOS ESTUDANTES DE TODA ÁFRICA (ALL-AFRICA STUDENTS UNION-AASU)

    8 de Fevereiro, 2026

    Lisboa acolhe lançamento do livro “A Influência dos Desenhos Animados na Vida das Crianças”

    8 de Fevereiro, 2026

    UNITEL GO Challenge 2025 consagra startup 100 Destinos como vencedora da 10ª edição

    8 de Fevereiro, 2026
    Facebook Instagram YouTube
    Facebook X (Twitter) Instagram
    PlatinaLine
    • PlatinaLine
    • Famosos

      Passaporte angolano ocupa a 79.ª posição no ranking mundial dos mais poderosos em 2026

      23 de Janeiro, 2026

      Jéssica Romero destaca papel da FAST na afirmação da nova indústria têxtil angolana

      22 de Janeiro, 2026

      Gena de Carvalho e IUKI Cookie saem em defesa de Mariana Rodrigues

      12 de Janeiro, 2026

      Diplomata Elias Chimuco participa em encontro de alto nível na África do Sul

      9 de Janeiro, 2026

      Lesliana Pereira assume produção executiva da nova novela “Os Donos do Silêncio” na TV Girassol

      7 de Janeiro, 2026
    • Música
    • Em Foco
    • Lifestyle
    • Desporto
    • Galeria
    • Contacto
    PlatinaLine
    Início»Vidas»Famosos»Aristides Lemba: Trabalho naquilo que faz o meu coração vibrar
    Famosos

    Aristides Lemba: Trabalho naquilo que faz o meu coração vibrar

    Platina LinePor Platina Line9 de Maio, 2017Atualizado:9 de Maio, 2017Sem comentários6 Minutos de Leitura
    Facebook Twitter Pinterest O LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte E-mail
    partilhar
    Facebook Twitter O LinkedIn Pinterest E-mail

    Respeitando o preceito da discrição, uma das bases de sua convicção espiritual, o jovem empreendedor faz mistério sobre a sua vida privada. Apesar da pouca idade, é dono de uma trajectória cheia de desafios e conquistas, entrevistamos para conhecer melhor sua experiência. Confira os principais trechos:

    >>> Fale um pouco sobre as suas origens, sua família, bairro onde cresceu e formação académica_ Sou Angolano, isso é o que importa, cresci mudando de endereço, Cazenga, Kilamba-Kiaxi, Viana, em Luanda, vive no Huambo e uma breve temporada no Zimbabwe. Cursei engenharia mecatrónica, fiz formações em áreas de estudo como empreendedorismo ,criatividade , liderança, comportamento, filosofia e pensamento sistêmico.

     

    >>>Foste sempre bom aluno? _ Não tive opção de ser um mau aluno, no ensino de base de manhã tinha aulas na explicação e de tarde na escola publica, no ensino médio era obrigado a estudar seis horas diárias.

    Quando terminei o ensino médio a minha media era uma das melhores do meu município, recebi um certificado de mérito pelo feito. No meu primeiro ano da universidade apurei-me para a olimpíadas mundiais de matemática universitária, e depois recebi um convite para participar na olimpíada Ibero Americana na Colômbia, infelizmente na altura por falta de recursos financeiros acabei por não marcar presença.

     

    >>> Como você se vê como pessoa?_ Ás vezes eu me defino como uma sonhador, outras vezes como um ‘pé no chão’ acredito que a virtude está no equilíbrio, procuro fugir dos extremos.

     

    >>> Entrado propriamente no assunto da nossa entrevista. Qual a origem do seu interesse pela filantropia?_É uma coisa espiritual…A única forma de levar alguma coisa positiva é fazer o bem nesta Terra e levar isso junto com você para outro mundo.

    >>> Desde quando o sr. se envolve com filantropia ?_Desde o dia em que me dei por gente. Sou de uma família com as mesmas dificuldades que a maioria das famílias Angolanas enfrentam, mas minha mãe costumava partilhar com a vizinhança a comida que a gente recebia em casa. Tenho bons exemplos em casa.

    >>> Como se dá na prática seu envolvimento com a filantropia? O ideal é doar tempo e dinheiro, mas cada um doa o que pode. Eu doo meu tempo semanal e uma parte da minha renda mensal. Não vou te falar quanto porque é um pouco íntimo, gosto de ajudar as organizações a conseguirem fundos. Aceitei ser o investidor anjo de uma Startup na qual a cada três produtos vendidos doaremos cinco pratos de comida a uma associação juvenil que distribui alimentação aos hospitais.

    Tenho participado de outros encontros feitos em parceria com outras associações, em que arrecadamos um bom dinheiro para projectos patrocinados, como foi o caso do ministério ao próximo que convidou-me para uma visitar alguns Hospitais, agora estou muito interessado numa associação de apoio as crianças autistas bem como num outro projecto de um amigo no Brasil que está a desenvolver um software de inclusão social para crianças autistas adaptado a realidade angolana.

    >>> Existe alguma pessoa que serve de inspiração para o sr. nessa área?_ O maior exemplo de filantropia é Jesus Cristo, aquele episódio da multiplicação de pães e peixes, ensina que dividir é multiplicar, isso é filantropia pura.

    >>> O teu envolvimento em filantropia tem alguma ligação com a sua convicção espiritual ?_ Sim. Eu acredito que a única moeda conversível e interplanetária entre os mundos espiritual e físico é o bem. Essa é a única que não tem barreiras e não tem banco central. O resto fica aqui, mas entenda que filantropia por si só não resolve os problemas sociais.

    >>>E o que resolve os problemas sociais? _ É preciso várias técnicas, ou ciências diferentes,  para se concluir e responder questões importantes de interesse da sociedade. Mas a sensibilidade é de muita utilidade para a solução de problemas sociais, pessoas com sensibilidades apuradas  podem ter uma capacidade maior  de percepção dos problemas sociais. Quando o problema do outro for meu problema também , aí, encontraremos a uma solução.

    >>> O sr. Diz que boa parte dos fundos vem de apoios que recebe. Quem ajuda são empresários ou pessoas do terceiro setor?_ Tenho apoio de duas embaixadas em Angola e algumas entidades individuais, sou uma espécie de angariador de fundos para algumas organizações.

    >>> Poderia citar alguns nomes?_Prefiro não dizer. O anonimato faz parte do contrato.

    >>> Em Angola, fala-se que faltam estímulos para que as pessoas invistam mais em filantropia._ Actualmente, 60% do povo americano faz algum tipo de caridade. É um número colossal. Em Angola há poucos “porcentos”, mas há muito boa gente doando seu tempo e recursos para ajudar o próximo tendo em conta a nossa realidade.

    >>> O sr. doa seu tempo em vários projectos. Como é a sua rotina? _  Minha rotina é massacrante (risos), mas no final do dia é muito gratificante. Acredite, nada é tão gratificante do que trabalhar naquilo que faz o coração vibrar. E isso, em geral, é o que mais importa!

    >>> O que o sr. costuma fazer no final de semana? No sábado durante o dia visito meus pais, de noite saio para conversar ou ir ao cinema quando posso. No Domingo de manhã só trato de assuntos espirituais. Nesse dia me espiritualizo, este é o alimento da semana. Se você não se espiritualiza, você fica preso no materialismo. Para fugir do materialismo é preciso se espiritualizar.

    >>> E como fica a vida sentimental ?_A entrevista não é sobre filantropia?

    >>> O sr. diz que gosta de ler. Há algum tipo de leitura favorita ?_ Adoro economia ,história, psicologia e filosofia. Comecei uma novo desafio esse ano, comprar dois livros por mês e lê-los e depois sugiro no meu perfil do Facebook ou no instagram.

    >>> O sr. Fala muito sobre a gratidão como um estilo de vida. Esse tem se mostrado um bom caminho?_Sim, É quase impossível apreciar a vida com sinceridade e não saborear com gratidão. Muita gente, especialmente os religiosos passam a vida a espera de um milagre para serem gratos, mas esquecem que o maior milagre até agora já vivido não é andar sobre a água, o maior milagre é caminhar sobre a terra, aproveitar o agora, apreciando-o e sentindo-se completamente vivo.

    >>> Uma última pergunta. Qual é seu maior defeito?_ Eu sou meio obcecado com meus pontos fracos. Eu acho que tenho um milhão de defeitos e que preciso  corrigi-los sempre.

    >>> Muito obrigado pela entrevista._Deus te abençoe.

    Aristides Lemba: Trabalho naquilo que faz o meu coração vibrar
    partilhar. Facebook Twitter Pinterest O LinkedIn Tumblr WhatsApp E-mail
    Artigo AnteriorDias Rodrigues: “Não me arrependo pelos gastos que fiz pelo Pikante 6, porque sei que o povo vai amar o produto final”
    Próximo Artigo Segundo álbum do grupo BGW intitulado “Do Nosso Jeito” sai em Setembro do ano em curso
    Platina Line
    • Site

    Redação

    Relacionados Posts

    Passaporte angolano ocupa a 79.ª posição no ranking mundial dos mais poderosos em 2026

    23 de Janeiro, 2026

    Jéssica Romero destaca papel da FAST na afirmação da nova indústria têxtil angolana

    22 de Janeiro, 2026

    Gena de Carvalho e IUKI Cookie saem em defesa de Mariana Rodrigues

    12 de Janeiro, 2026

    Diplomata Elias Chimuco participa em encontro de alto nível na África do Sul

    9 de Janeiro, 2026
    Deixe Uma Resposta Cancelar Resposta

    Platina Line
    As nossas escolhas

    ANGOLA : ASSUME VICE-PRESIDÊNCIA DA UNIÃODOS ESTUDANTES DE TODA ÁFRICA (ALL-AFRICA STUDENTS UNION-AASU)

    8 de Fevereiro, 2026

    Lisboa acolhe lançamento do livro “A Influência dos Desenhos Animados na Vida das Crianças”

    8 de Fevereiro, 2026

    UNITEL GO Challenge 2025 consagra startup 100 Destinos como vencedora da 10ª edição

    8 de Fevereiro, 2026

    Elenco da Paz convida Profeta BM Samuel a participar na nova música “Por Favor Papa, aceita só”

    8 de Fevereiro, 2026
    • Facebook
    • Instagram
    • YouTube
    Mundo
    * Mundo

    Trump agradece a Corina Machado oferta de medalha do Nobel: “um gesto maravilhoso”

    Por Osvaldo16 de Janeiro, 20260

    O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a líder da oposição da Venezuela,…

    Líder da oposição da Venezuela, María Corina Machado, oferece medalha do Nobel a Trump

    16 de Janeiro, 2026

    Barbeiro africano chama atenção na internet ao cortar cabelo com ferramentas inusitadas: ferro de engomar, catanas e pás

    5 de Janeiro, 2026

    “Sinto até pena”, diz Xuxa ao negar pacto e rebater críticas antigas

    29 de Dezembro, 2025

    Subscrever as actualizações

    Receba as últimas notícias

    O Platina Line é um portal angolano dedicado a informação, educação e entretenimento. Ele oferece conteúdos sobre diversas áreas, incluindo cultura, música, moda, celebridades e novidades, com foco na língua portuguesa.

    O portal busca informar e entreter angolanos e outros interessados, com foco em notícias e entretenimento.

    Email: pauta@platinaline.com
    Call Center: 226 448 315

    Facebook Instagram YouTube
    Nossas escolhas

    ANGOLA : ASSUME VICE-PRESIDÊNCIA DA UNIÃODOS ESTUDANTES DE TODA ÁFRICA (ALL-AFRICA STUDENTS UNION-AASU)

    8 de Fevereiro, 2026

    Lisboa acolhe lançamento do livro “A Influência dos Desenhos Animados na Vida das Crianças”

    8 de Fevereiro, 2026

    UNITEL GO Challenge 2025 consagra startup 100 Destinos como vencedora da 10ª edição

    8 de Fevereiro, 2026
    Novos comentários
    • Vlatiniqui Lino em Shakira chora e manda indireta para Piqué em clipe após separação: ‘me deixou’
    • Delcio em Empresário Angolano aposta na produção nacional e na criação de empregos para os jovens
    • Marcos em LS & Republicano celebra 22 anos de existência com ofertas de vários prémios
    • Bocolo Daniel em Unji – DELL Angola dedica-se à importação e distribuição de produtos e serviços Dell
    © Todos os Direitos Reservados. Platina Line 2026
    • Desenvolvido Por :
    • Willsite

    Digite acima e pressione Enter para a pesquisa. Pressione Esc 'cancelar'.