Fechar O Menu

    Subscrever as actualizações

    Receba as últimas notícias

    O que está em alta

     Primeira-Dama de Angola defende integração económica inclusiva em conferência africana

    6 de Fevereiro, 2026

    Primeira-Dama homenageada em Accra com poema “Mãe das Nações”

    6 de Fevereiro, 2026

    “A desistência não foi por vontade própria”, revela Mateus Oficial, o ‘Herói’

    6 de Fevereiro, 2026
    Facebook Instagram YouTube
    Facebook X (Twitter) Instagram
    PlatinaLine
    • PlatinaLine
    • Famosos

      Passaporte angolano ocupa a 79.ª posição no ranking mundial dos mais poderosos em 2026

      23 de Janeiro, 2026

      Jéssica Romero destaca papel da FAST na afirmação da nova indústria têxtil angolana

      22 de Janeiro, 2026

      Gena de Carvalho e IUKI Cookie saem em defesa de Mariana Rodrigues

      12 de Janeiro, 2026

      Diplomata Elias Chimuco participa em encontro de alto nível na África do Sul

      9 de Janeiro, 2026

      Lesliana Pereira assume produção executiva da nova novela “Os Donos do Silêncio” na TV Girassol

      7 de Janeiro, 2026
    • Música
    • Em Foco
    • Lifestyle
    • Desporto
    • Galeria
    • Contacto
    PlatinaLine
    Início»Especiais»Actualidade»PAPE garante empregos a mais de 83 mil jovens até 2022
    Actualidade

    PAPE garante empregos a mais de 83 mil jovens até 2022

    Platina LinePor Platina Line27 de Janeiro, 2021Atualizado:27 de Janeiro, 2021Sem comentários6 Minutos de Leitura
    Facebook Twitter Pinterest O LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte E-mail
    partilhar
    Facebook Twitter O LinkedIn Pinterest E-mail

    Até o próximo ano, a implementação do Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE), lançado em Outubro de 2019, pode gerar um total de 83 mil e 500 empregos para a juventude, disse o director-geral do Instituto Nacional do Em-prego e Formação Profissional (INEFOP).

    Manuel Mbangui avançou que, apesar da quase paralisação das acções, em consequência da Covid-19, mais de 1.900 jovens já beneficiam do PAPE, o que representa cerca de 15 por cento. Criado na base do Decreto Presidencial 113/19, de 16 de Abril, o PAPE teve de ser redimensionado, em Setembro do ano passado, com a criação da Estratégia de Continuidade.
    O foco deixou de ser a formação profissional, para dar maior espaço à criação de empregos. Em Março de 2020, já com quase 600 beneficiários directos, o PAPE ganhou outra dinâmica. “Temos fé que vamos atingir a meta dos 83 mil e 500 empregos”, disse o responsável.

    O director-geral do INEFOP referiu que, no quadro do programa de concessão de micro créditos, foram abrangidos 1.124 empreendedores e mais de 800 já beneficiam deste programa, que também facilita a inserção dos beneficiários na Segurança Social. Manuel Mbangui explicou que a meta desta acção é alcançar mais de dez mil jovens.
    Cada empreendedor pode beneficiar desde mil dólares (convertidos em kwanzas) até um valor equivalente a 14 milhões de kwanzas. Segundo o responsável do INEFOP, este valor máximo é disponibilizado apenas aos empreendedores associados que, depois de um período de três meses de graça, terão a obrigação de reembolsar o valor, mensalmente, à entidade bancária, com taxas de juro avaliadas em 1.67 por cento.

    Isenção de garantias

    Os candidatos seleccionados, com idades compreendidas entre os 16 e 25 anos e, excepcionalmente, até aos 35 anos, não precisam de dar nenhum tipo de garantia real ou patrimonial.
    “Há apenas um acordo assinado entre o INEFOP e o Banco Sol, para o financiamento deste tipo de projecto. O que se assegura é que o público-alvo receba formação e adquira competências para gerir o negócio. O banco faz a sua avaliação de risco e toma as medidas que achar convenientes”, referiu Manuel Mbangui, esclarecendo que “quem dá o dinheiro é o banco e não o Estado”.

    Além da idade, os candidatos à adesão ao PAPE devem ser desempregados, ter formação e uma necessidade de obter equipamentos e ferramentas, para o exercício de uma actividade geradora de emprego e renda. É igualmente candidato quem já exerce uma actividade profissional e necessita de reforço em equipamentos e ferramentas, ou careça de aprimoramento técnico e capacitação no domínio da gestão. Os profissionais das mais diversas áreas, que necessitem de um espaço condigno para a realização das suas actividades, também podem ser candidatos ao PAPE.

    As candidaturas devem ser feitas a partir do portal: www.pape.gov.ao ou os seus processos entregues aos mais de 150 centros de formação profissional, nos 73 centros de emprego e de empreendedorismo espalhados pelo país, ou nos Serviços Integrados de Atendimento ao Cidadão (SIAC).

    O director-geral do INEFOP, Manuel Mbangui, esclareceu que esse mecanismo de empregabilidade prioriza, em certa medida, os jovens do sexo feminino, as populações residentes nas zonas rurais, portadores de deficiência e outros grupos vulneráveis.
    “Os funcionários públicos não se podem candidatar. Abrimos, sim, uma excepção àqueles que, mesmo estando nesta categoria, já têm o seu negócio. Quem vai começar o negócio não pode ser alguém que esteja empregado no sector público”, explicou.

    Estágios profissionais

    Para os jovens que beneficiaram de formação técnico-profissional, que, neste momento, são no total mil e 500, além da promoção da formação profissional, da empregabilidade e do empreendedorismo, existe uma componente de apoio aos estágios profissionais.
    O PAPE promove ainda outras acções, como a distribuição de 42 mil kits profissionais aos jovens com diferentes profissões que, constituídos em grupo de três a cinco elementos, podem beneficiar do “leasing de kits”, uma espécie de aluguer de equipamentos de alto custo.

    Até agora, um total de 250 kits de trabalho já foi concedido a jovens de 17 especialidades, mais de 50 oficinas de várias tipologias reparadas, e distribuídas perto de 500 carteiras profissionais aos que exercem actividades no domínio das artes e ofícios, que não possuem qualquer diploma ou certificado que atesta a sua formação. Manuel Mbangui anunciou que, em Fevereiro, chega ao país um lote de mil kits para o fomento do auto-emprego, quantidade que será reforçada, em Abril, com mais seis mil kits. “Cada beneficiário de um kit pode empregar mais três pessoas”, realçou.

    Número de candidatos inscritos

    Entre cinco e sete mil candidatos estão inscritos para beneficiar, dentro dos próximos quatro meses, de programas do PAPE, que até 2022 terá um orçamento aprovado e avaliado em cerca de 22 mil milhões de kwanzas.
    Perto de oito mil milhões de kwanzas do valor aprovado já foram aplicados na execução de vários programas. Manuel Mbangui sublinhou que a retoma dos trabalhos nos centros profissionais, após um período de paralisação devido à Covid-19, vai permitir que mais de 27 mil jovens terminem os seus cursos, em diferentes especialidades de artes e ofícios, até ao primeiro trimestre deste ano.

    Anualmente, no quadro do programa de formação, o INEFOP capacita mais de 40 mil jovens nas diferentes modalidades de formação existentes nos centros do país. Desses, segundo o director-geral do INEFOP, Manuel Mbangui, pelo menos 12 mil vão ser igualmente capacitados em matérias de empreendedorismo e gestão de negócios.
    Anunciou que uma das grandes apostas é a construção de dois centros de formação profissional, nas províncias de Namibe e Bié, e a requalificação de cinco outros, em Luanda, Zaire, Cuanza-Norte, Huíla e Huambo. Manuel Mbangui acrescentou que vão ser construídos dois pavilhões ocupacionais, com carácter de incubadoras tecnológicas de “startups”, sendo um em Luanda e outro numa província ainda em estudo.

    Avançou que a construção e reabilitação de centros de formação profissional e de incubadoras de empresas vão consumir 32,73 por cento do orçamento do PAPE, enquanto as acções de capacitação, inserção no mercado de trabalho, incentivo ao em-preendedorismo e fomento do emprego estão avaliados em 61 por cento do valor global. Em relação às acções das unidades de coordenação dos programas, disse que as equipas de gestão vão fazer gastos na ordem dos 6,21 por cento.
    Actualmente, dos três mil funcionários do INEFOP, pelo menos 30 estão directamente ligados à execução do PAPE. Este número pode chegar a mil até ao final da implementação do Plano, que permitiu também a contratação de outras 19 pessoas (não efectivos do INEFOP) para a realização de diversas tarefas exclusivas.

    PAPE garante empregos a mais de 83 mil jovens até 2022
    partilhar. Facebook Twitter Pinterest O LinkedIn Tumblr WhatsApp E-mail
    Artigo AnteriorA Nossa Senhora da loja do chinês novo filme da Geração 80
    Próximo Artigo BAI encerra temporariamente dependência Kikolo para manutenção correctiva
    Platina Line
    • Site

    Redação

    Relacionados Posts

    BAI alcança lucro recorde de 302 mil milhões Kz em 2025

    23 de Janeiro, 2026

    Já conhece o Zézito Digital? Startup angolana cria cantor baseado em IA que já soma mais de 320 mil visualizações

    16 de Dezembro, 2025

    Banco Yetu marca presença na Expo Huambo 2025

    26 de Setembro, 2025

    Autor angolano Francisco Tchinjumbila prepara-se para o lançamento da sua obra “Fórmula Secreta para Liderar Pessoas”

    31 de Julho, 2025
    Deixe Uma Resposta Cancelar Resposta

    Platina Line
    As nossas escolhas

     Primeira-Dama de Angola defende integração económica inclusiva em conferência africana

    6 de Fevereiro, 2026

    Primeira-Dama homenageada em Accra com poema “Mãe das Nações”

    6 de Fevereiro, 2026

    “A desistência não foi por vontade própria”, revela Mateus Oficial, o ‘Herói’

    6 de Fevereiro, 2026

    Plutónio revela o significado da tatuagem do número 33 no rosto

    6 de Fevereiro, 2026
    • Facebook
    • Instagram
    • YouTube
    Mundo
    * Mundo

    Trump agradece a Corina Machado oferta de medalha do Nobel: “um gesto maravilhoso”

    Por Osvaldo16 de Janeiro, 20260

    O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a líder da oposição da Venezuela,…

    Líder da oposição da Venezuela, María Corina Machado, oferece medalha do Nobel a Trump

    16 de Janeiro, 2026

    Barbeiro africano chama atenção na internet ao cortar cabelo com ferramentas inusitadas: ferro de engomar, catanas e pás

    5 de Janeiro, 2026

    “Sinto até pena”, diz Xuxa ao negar pacto e rebater críticas antigas

    29 de Dezembro, 2025

    Subscrever as actualizações

    Receba as últimas notícias

    O Platina Line é um portal angolano dedicado a informação, educação e entretenimento. Ele oferece conteúdos sobre diversas áreas, incluindo cultura, música, moda, celebridades e novidades, com foco na língua portuguesa.

    O portal busca informar e entreter angolanos e outros interessados, com foco em notícias e entretenimento.

    Email: pauta@platinaline.com
    Call Center: 226 448 315

    Facebook Instagram YouTube
    Nossas escolhas

     Primeira-Dama de Angola defende integração económica inclusiva em conferência africana

    6 de Fevereiro, 2026

    Primeira-Dama homenageada em Accra com poema “Mãe das Nações”

    6 de Fevereiro, 2026

    “A desistência não foi por vontade própria”, revela Mateus Oficial, o ‘Herói’

    6 de Fevereiro, 2026
    Novos comentários
    • Vlatiniqui Lino em Shakira chora e manda indireta para Piqué em clipe após separação: ‘me deixou’
    • Delcio em Empresário Angolano aposta na produção nacional e na criação de empregos para os jovens
    • Marcos em LS & Republicano celebra 22 anos de existência com ofertas de vários prémios
    • Bocolo Daniel em Unji – DELL Angola dedica-se à importação e distribuição de produtos e serviços Dell
    © Todos os Direitos Reservados. Platina Line 2026
    • Desenvolvido Por :
    • Willsite

    Digite acima e pressione Enter para a pesquisa. Pressione Esc 'cancelar'.