O Petro de Luanda iniciou da melhor forma a fase derradeira da Liga Africana de Basquetebol (BAL- sigla em inglês), ao vencer o AS Salé de Marrocos, por 102-89, em jogo dos quartos-de-final, disputado hoje, no pavilhão Arena de Kigali, no Rwanda.
Com este triunfo, o representante angolano apura-se para meia-final da prova, que acontece na próxima quarta-feira (25).
Ao intervalo, o campeão nacional já detinha a vantagem de 50-35, em função da melhor eficácia nos lançamentos de curta e longas distâncias, bem como uma defesa de grande pressão ao adversário.
Depois de um arranque fulminante, que possibilitou atingir o resultado de 20-16, no segundo período foi só ampliar para 50-35.
No terceiro, dada capacidade de aproveitamento dos erros do adversário, que em certa medida não conseguiam converter os lances de três pontos, o Petro afasta-se no marcador com o placard a registar 80-50.
Já no derradeiro quarto, apesar dos petrolíferos depararem-se com algumas dificuldades em parar o representante marroquino, que empenhava-se em reduzir o diferencial, o triunfo foi consumado por 13 pontos.
O angolano Carlos Morais, do Petro, com 27 pontos, foi o melhor marcador da partida.
Ainda hoje, às 20h00, vão jogar as formações Reg Pap do Rwanda e Fap dos Camarões, cujo vencedor ira defrontar o Petro, nas meias-finais, no dia 25.
Recorde-se que o Petro de Luanda foi o segundo classificado da Conferência Nilo, disputada no Egipto, enquanto o AS Salé ocupou o terceiro lugar da conferência Sahara, realizada também em Kigali.
Na primeira edição da BAL, em 2021, realizada igualmente no Rwanda, o Petro ocupou a terceira posição, em prova vencida pelo Zamalek do Egipto.