De 2 a 5 de Outubro, decorre em Punta Cana, República Dominicana, a primeira Cimeira das Comissões Regionais para África e Américas da ONU Turismo, um evento de grande importância para aproximar as duas regiões no setor do turismo. Organizado pela ONU Turismo em conjunto com a República Dominicana, a cimeira tem como tema principal “Promover a cooperação Sul-Sul através do investimento na Educação, Cultura, Indústrias Criativas e Inovação”.
Angola está representada pelo Ministro do Turismo, Márcio de Jesus Lopes Daniel, que no dia 4 de Outubro fará parte de um painel de alto nível intitulado “Formação em Turismo: Construindo um amanhã melhor, hoje”. Entre os restantes preletores deste debate encontram-se Morena Valdez, Ministra do Turismo de El Salvador; o Professor P. Mapfumo, Vice-Reitor da Universidade do Zimbábue; André Mack, Diretor Interino da EHL Hospitality Business School da Suíça; Mulemwa Moongwa, Presidente do Conselho de Governança do Instituto de Turismo e Hospitalidade da Zâmbia; e Rafael Evaristo Santos Badía, Diretor-Geral do Instituto Nacional de Formação Técnico Profissional (INFOTEP) da República Dominicana.
O Ministro Márcio Daniel apresentará a estratégia de Angola para a capacitação de quadros no setor e o plano de desenvolvimento turístico do país, integrado no Plano Nacional de Fomento ao Turismo, PLANATUR, que já se encontra em implementação.
Durante os três dias de atividades na Ilha de Punta Cana, serão realizados encontros estratégicos, apresentações e sessões de alto nível, com a participação de Ministros, académicos, especialistas e profissionais da indústria do turismo de África e Américas. Estes líderes discutirão desafios e oportunidades de investimento, práticas sustentáveis, turismo acessível, inovação, cultura e história, além de promoverem o crescimento mútuo entre os dois continentes.
A cerimónia de abertura do evento será presidida por David Collado, Ministro do Turismo da República Dominicana.
Em 2023, África e América registaram conjuntamente cerca de 267 milhões de chegadas de turistas internacionais, gerando 371 mil milhões de dólares em receitas de exportação. Entre 2018 e 2023, a parceria resultou na criação de mais de 131 mil empregos, refletindo o impacto positivo do turismo nas economias das duas regiões.
A cimeira culminará com a adoção da Declaração de Punta Cana, um documento que promoverá a cooperação Sul-Sul com base nos pilares do investimento, formação, inovação e indústrias culturais e criativas.