O PCA da AGT, José Leiria, disse hoje, Quarta-feira, 6 de Novembro, que “Cada comerciante que exerce actividade em Angola tem o direito de possuir um NIF e, ao cumprir com as suas obrigações fiscais, contribui para a sociedade que o acolheu”.
A declaração foi proferida durante um evento realizado pela Associação para o Desenvolvimento dos Jovens Angolanos e Estrangeiros (ADJAE) que decorreu no auditório da Casa da Juventude, em Viana, com o objectivo de lançar oficialmente o registo de comerciantes do oeste africano na ADJAE e consequente cadastro na Administração Geral Tributária.
Na ocasião, o PCA da AGT enfatizou a importância da integração dos comerciantes estrangeiros no sistema fiscal angolano, e disse que o “cadastramento representa um passo fundamental para assegurar que esses comerciantes tenham acesso a um Número de Identificação Fiscal (NIF), elemento essencial para que possam regularizar as suas actividades e contribuir para o desenvolvimento económico do País”.
De acordo com o PCA, a AGT tem vindo a trabalhar para simplificar o processo de cadastramento, incentivando assim, à adesão dos comerciantes ao sistema formal.
No evento estiveram presentes, entre outras entidades, o administrador municipal de Viana, Demétrio de Sepúlveda, o presidente da Associação dos Industriais de Bebidas de Angola, Manuel Sumbula, o Cônsul da Guiné-Conakry, a directora da Juventude e Desportos, Esperança Maiato, o coordenador nacional da operação “Informais”, Rúben Zeca, e o presidente da ADJAE, Tounkara Saidou.
Fonte: Website da AGT