Foi apresentado nesta quarta-feira, 03, em Luanda, o Instituto da Família, uma plataforma de investigação, diálogo e intervenção social dedicada ao estudo e valorização da família angolana.
Inspirado pelo *primeiro* Congresso Internacional de Direito da Família realizado em 2023, o Instituto nasce para responder aos desafios sociais, económicos e culturais que marcam a vida das famílias *angolanas*, promovendo uma abordagem que concilia tradição e dinâmicas contemporâneas.
A nova instituição tem como fundadores a Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, o Professor Doutor José Octávio Serra Van-Dúnem, Professor Doutor Carlos Maria Feijó, Doutor Arlindo da Silva Castro e Doutora Iracelma Medeiros-Filipe*, que definiu como missão fortalecer os laços familiares, promover a parentalidade responsável e contribuir para ambientes familiares mais seguros, afectivos e inclusivos.
Na apresentação foram destacadas as principais áreas de actuação e os seus pilares estruturantes entre os quais: Acolher, Cuidar e Respeitar, bem como os projectos “Olhar Interdisciplinar sobre as Relações Familiares”, “Crianças Visíveis” e “Uma Criança, Uma Família”, focados na pesquisa, na parentalidade responsável e na promoção da convivência familiar.
Segundo os membros fundadores, o Instituto surge num momento crucial para Angola, marcado por rápidas transformações sociais e pela necessidade de soluções mais humanas e sustentáveis. A nova plataforma pretende actuar como parceira do Estado e da sociedade civil, promovendo políticas e práticas que reforcem *o papel central das famílias no desenvolvimento do país e os direitos das crianças*.









