Teve início, nesta segunda-feira, o 22° Campeonato Africano das Nações seniores feminino de andebol, no Helmarc Arena do Pavilhão Multiusos do Kilamba, em Luanda.
Ao som da Orquestra Capossoca e de danças carnavalescas com o discurso de abertura do vice-presidente da república, Manuel Domingos Vicente, deu-se início ao campeonato.
A selecção angolana jogou ao lado da Costa do Marfim e logo nos dez primeiros minutos do jogo, as meninas do vermelho, amarelo e preto estavam a ganhar a partida por 7 bolas a 3. O povo vibrava e a motivação por parte das andebolistas aumentava, levando-as a concluir a primeira parte do jogo com o placar Angola-21, Costa do Marfim-6.
Na segunda parte a energia já não era a mesma; sentia-se o cansaço no físico das atletas, mas nem por isso deixaram mal a claque e encerraram o jogo, que, por sinal, não foi fácil, com 37 pontos, contra 18 da selecção adversária.
Segundo o treinador da selecção, Filipe Cruz, foi um bom jogo e por isso conseguiu-se alcançar a vitória. O dirigente sublinhou também que, para o próximo jogo, se pretende criar uma estratégia para vencer a competição.
De realçar que no primeiro dia de abertura do 22° Campeonato Africano de Andebol Seniores Feminino, além do vice-presidente da república, Manuel Vicente, também estiveram presentes o governador da província de Luanda, Higino Carneiro, o vice-presidente da Federação Angolana de Andebol, Pedro Godinho, e outras entidades do desporto nacional.
As atletas voltam a jogar na terça-feira, àS 19 horas, diante do Senegal e o propósito é vencer o adversário de acordo com as atletas Bá (guarda-redes) e Natália (Capitã).