No âmbito da Campanha dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, que teve seu incio passado dia 25.11 (Dia Internacional da não violência contra a mulher) e que termina no dia 10.12 (Dia Internacional dos Direitos humanos), mobilizando mais de 150 países, Administração do Distrito Urbano do Sambizanga promoveu na tarde hoje uma palestra subordinada ao tema: “Violência Contra Mulher: O Papel da Família na Prevenção e Combate.” Durante a preleção o palestrante (Dr. Gonçalves Teixeira, Assistente Social) abordou as Causas, Consequências, Prevenção bem como o que prevê a Legislação Angolana a respeito.
O papel da família na prevenção e apoio às vítimas foi o ponto fulcral abordado. A palestra decorreu no Cine São Paulo, onde publico alvo foram Jovens Mulheres estudantes, Zungueiras, Empreendedoras, líderes associativas e religiosas. Na sua intervenção de abertura, Administradora Distrital, Milca Caquesse, apelou às mulheres no sentido que “não achar normal qualquer tipo de violência contra elas e que a violência doméstica ou mesmo contra as mulheres traduz – se num crime público que qualquer um pode denunciar.
O vínculo entre a não violência contra a mulher e a defesa dos direitos humanos deve ser inquebrável.” Actividade contou ainda com actuação teatral do Grupo “Odeth Tavares” e do músico Tino Silva. Foi rendido ainda um minuto de silêncio ao malogrado “Zé Abilio” Municipe e músico do Distrito Urbano do Sambizanga que faleceu ontem, vítima de doença