O artista, conhecido por transformar sentimentos em melodias que tocam o coração, revelou em entrevista ao Platinaline de onde vem a inspiração para escrever canções que se tornaram verdadeiros hinos de amor à pátria, como “Amar Angola” e “Angola (País Novo)”.
Damásio explicou que o seu amor por Angola nasceu da admiração pelos grandes nomes que, antes dele, usaram a música para exaltar o país.
“Eu amo Angola. Sou um patriota nato. Angola é a minha pátria, é a minha terra. Fazer música para Angola inspira-me. Venho do sul, de Benguela, e andei por muitas províncias. Posso dizer que a maior riqueza que temos é o povo”, afirmou.
Recordações como ver Angola qualificar-se para o Mundial em Kigali, fazer parte da mesma terra de artistas como Rui André Mingas e ser conterrâneo de Filipe Mukenga são algumas das inspirações que levam o músico a criar estas canções.
Matias acrescentou ainda que cantar Angola é também uma forma de cuidar do país com respeito, memória e amor. “Desde o início ouvi os grandes artistas angolanos a cantarem Angola como mãe. Tive essa referência e decidi continuar o legado. É daí que vem a inspiração para fazer estas duas músicas e, se puder, farei mais”, garantiu.
Por: Vanilson Gourgel









