A Administração Geral Tributária (AGT) e a Ordem dos Contabilistas e Peritos Contabilistas de Angola (OCPCA) assinaram, recentemente, em Luanda, um memorando de entendimento que permite aos jovens contabilistas estagiários exercer funções junto das microempresas, visando a sua integração no mercado de trabalho e o reforço da organização financeira dessas entidades.
O acordo surge para aliviar as microempresas face às novas obrigações legais que determinam que todas as empresas em Angola passem a ter um contabilista certificado. Tendo em conta que muitas não dispõem de capacidade financeira para contratar um profissional efectivo, o memorando estabelece um programa adaptado à realidade deste segmento empresarial.
Segundo o presidente do Conselho de Administração da AGT, José Maria, a iniciativa vai permitir que mais jovens ingressem no exercício da profissão, garantindo, simultaneamente, melhor acompanhamento técnico às microempresas, que passarão a contar com assistência contabilística especializada.
Por sua vez, a presidente da OCPCA, Carolina Silvestre, esclareceu que o programa nas empresas terá a duração de 12 meses e destina-se exclusivamente às microempresas. “A partir do momento em que a empresa deixar de ser micro e passar à categoria de pequena empresa, deverá contratar no mercado um profissional qualificado para assegurar o acompanhamento contabilístico”, sublinhou.
Por: Helmer Sanzule








