Por: Arieth Silva
Representada pela Comunidade Kuenda, Angola arrebatou os troféus de “Melhor Documentário Curta Metragem” e “Melhor Videoclipe” no Festival Internacional de Filmes, que decorreu no Domingo, 04 de Dezembro, em Londres.
De acordo com a nota enviada à redacção do PLATINALINE, o título de Melhor Documentário Curta Metragem foi para “13 de Junho” retrata os passos conquistados pela Kuenda e parceiros para maior inclusão da pessoa albina em Angola, dando destaque ao importante papel do empoderamento feminino no percurso de Eduarda Zacarias. Por sua vez, na categoria Melhor Videoclipe foi distinguido o videoclipe “Abraço-te Depois” que retrata inclusão e a promoção da paz mundial.
Por sua vez, Lauro Cassule, presidente da associação Tribo Global Kuenda, dedicou os prémios à comunidade de pessoas albinas, sobretudo as mais carentes e menos protegidas; às associações que trabalham na protecção dos direitos das pessoas albinas; aos criativos membros da Comunidade Kuenda; e aos realizadores Francisco Domingos (13 de Junho) e Cláudio Chocolate (Abraço-te Depois) pela prestação e criatividade de gabarito internacional.
Destacar que, o concurso foi composto por cineastas de pelo menos 26 países do mundo, que disputaram 6 categorias, sendo “Melhor Filme”, “Melhor Filme Curta Metragem”, “Melhor Documentário Curta Metragem”, Melhor Vídeo Animação”, “Melhor Videoclipe”e “Melhor Conteúdo Digital”.