Uma delegação do Ministério do Interior de Angola, liderada pelo Comissário José Dembi, Director Nacional do Gabinete de Intercâmbio e Cooperação do Ministério do Interior, está a participar desde o dia 4 de novembro na 92ª Assembleia Geral da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol).
A delegação angolana inclui ainda o Embaixador de Angola no Reino Unido, Geraldo Sachipengo Nunda, o Comissário Destino Pedro, Director de Intercâmbio e Cooperação da Polícia Nacional, além de oficiais séniores do Serviço de Investigação Criminal.
A cerimónia de abertura foi presidida por Keir Starmer, Primeiro-Ministro do Reino Unido, com a presença do Major General Ahmed Naser Al-Raisi, Presidente da Interpol, Jürgen Stock, Secretário-Geral da Interpol, e Yvette Cooper, Ministra do Interior do Reino Unido.
Durante os quatro dias de evento, os delegados discutem temas de interesse global, com foco na prevenção e combate ao crime transnacional organizado, como o terrorismo, crimes cibernéticos, branqueamento de capitais e tráfico de seres e órgãos humanos.
Além disso, serão realizadas as eleições para o novo Secretário-Geral da Interpol, os membros do Comité Executivo, bem como a aprovação do programa de atividades e orçamento para 2025.
Mais de três mil delegados, representando 196 Estados-membros, estão presentes na conferência.