Fechar O Menu

    Subscrever as actualizações

    Receba as últimas notícias

    O que está em alta

     Primeira-Dama de Angola defende integração económica inclusiva em conferência africana

    6 de Fevereiro, 2026

    Primeira-Dama homenageada em Accra com poema “Mãe das Nações”

    6 de Fevereiro, 2026

    “A desistência não foi por vontade própria”, revela Mateus Oficial, o ‘Herói’

    6 de Fevereiro, 2026
    Facebook Instagram YouTube
    Facebook X (Twitter) Instagram
    PlatinaLine
    • PlatinaLine
    • Famosos

      Passaporte angolano ocupa a 79.ª posição no ranking mundial dos mais poderosos em 2026

      23 de Janeiro, 2026

      Jéssica Romero destaca papel da FAST na afirmação da nova indústria têxtil angolana

      22 de Janeiro, 2026

      Gena de Carvalho e IUKI Cookie saem em defesa de Mariana Rodrigues

      12 de Janeiro, 2026

      Diplomata Elias Chimuco participa em encontro de alto nível na África do Sul

      9 de Janeiro, 2026

      Lesliana Pereira assume produção executiva da nova novela “Os Donos do Silêncio” na TV Girassol

      7 de Janeiro, 2026
    • Música
    • Em Foco
    • Lifestyle
    • Desporto
    • Galeria
    • Contacto
    PlatinaLine
    Início»* Espaços Abertos»Angolanos Lamentam Morte de Beto de Almeida
    * Espaços Abertos

    Angolanos Lamentam Morte de Beto de Almeida

    Rosa De SousaPor Rosa De Sousa7 de Outubro, 2013Sem comentários6 Minutos de Leitura
    Facebook Twitter Pinterest O LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte E-mail
    partilhar
    Facebook Twitter O LinkedIn Pinterest E-mail

    A morte de Beto de Almeida mergulhou o país num banho de lágrimas e é, há dois dias, um dos principais temas de conversa nas redes sociais, principalmente entre aqueles que com ele partilharam, por largas décadas, o mesmo palco.

    O artista levou consigo a rica voz, a sensibilidade das suas produções e canções inspiradas no dia-a-dia da sua gente, mas deixa uma imagem que continua viva no ego de adultos, jovens e adolescentes seguidores da sua “dourada” carreira.

    Angola “chora” pela sua partida, numa onda de solidariedade em prol de um artista de mão cheia, que deixa no mundo dos vivos fãs que jamais querem esquecer-se da sua marca.

    As mensagens de dor saem de vários cantos do mundo, escritas ou pronunciadas por gente simples, ou companheiros das velhas batalhas dos tensos camarins.

    Caló Pascoal é um produtor que tem gratas lembranças da veia compositora e do timbre vocal de Beto de Almeida. Cantou em dueto com o músico no tema “Bolingo”, contido no seu segundo CD a solo “Santa Marianzinha”.

    O músico encontra-se no Brasil, onde tomou conhecimento do sucedido. Movido por um sentimento de saudade, expressou pelas redes sociais o tamanho da dor, por ver partir um amigo, companheiro e colega que muito admira.

    “Gravamos e fizemos dueto na música Bolingó, do álbum Santa Mariazinha. Dividimos muitos palcos no país e no exterior, meu colega e amigo Beto de Almeida. Hoje partes sem nada dizer e sem um adeus. Que o Senhor te receba e guarde. Que a sua alma descanse em paz, junto do Altíssimo”, escreve o artista na sua página de facebook.

    O escritor Lopito Feijó também fez sentir a sua amargura e, em curta entrevista à Angop, considerou o intérprete de “Cara de Pau”, “Yara”, “Chefe é Chefe”, “Guilhermina” e outros temas de sucesso como um “grande filho do povo”.

    Habituado à escrita, diz ter boas lembranças do artista que, por largas décadas, partilhou a carreira com o irmão Moniz de Almeida e em alguns momentos com Turbo de Almeida.

    Neste momento de dor, Lopito Feijó diz-se consternado, mas faz questão de exaltar as qualidades de um artista que marcou uma geração, deixando a marca do seu timbre vocal para inspirar os cantores da nova geração.

    “A dimensão dos artistas populares é incomensurável e divina. O Beto foi é e continuará a ser incomensurável e divinal, por ter tido como regra primeira a humildade dos grandes do povo. Tenho milhares de lembranças que farei no momento certo. Penso que temos ainda que digerir a traição”, expressou, referindo-se (traição) à partida inesperada do músico.

    A dor da perda bateu forte também no coração do radialista Joaquim Freitas, da Rádio Luanda.

    Em breves declarações , o produtor de espectáculos infantis lembrou dos momentos marcantes que viveu ao lado de Beto de Almeida e, com ternura e nostalgia, “chorou” a morte do amigo com um discurso histórico.

    “Conheci o Beto de Almeida em Agosto de 1986 (Era o cantor piô na altura Bernardo Tiago), vinha do Lubango para Luanda, cantar no Festival da Canção da OPA, por altura do acampamento Internacional de Pioneiros, no Futungo 2.

    Cantou na Feira Popular a canção “Malucos” e saiu em 3º lugar.  Em 1987, quando fui ao Lubango, na equipa de realização do programa infantil Café com Leite, encontramos o Beto de Almeida e ele participou com brilho no nosso espectáculo.

    Daí para frente ele continuou a sua carreira musical e veio mais tarde a Luanda juntar-se ao irmão Moniz de Almeida, formando então a dupla irmãos Almeida. Ajudei a dupla Irmãos Almeida, sobretudo na promoção e divulgação do disco “Invisível”.

    Trabalhei com o Beto de Almeida, alguns anos no Estúdio B. Max Produções (2003, 2004, 2005). Grande compositor, pessoa muito reservada. O país perde de facto um grande artista. Artista impar. Temos de honrar os seus feitos no campo da música, regravando os seus sucessos. Paz à sua alma”, declara.

    De igual modo, o músico Bigu Ferreira “desnudou” o seu coração e, numa breve declaração à Angop (via Internet), disse que Beto de Almeida merece toda reverência de toda Nação.

    “Uma dor enorme. Grande amigo e colega. Trabalhei várias vezes com o Beto em projectos como “Pomba Branca”, “Angola Solta a Tua Voz”, onde fizemos uma música os dois “Jonny”. Partiu muito cedo e de repente. Tinha ainda muito para dar à música angolana. Ele soube dar-nos a conhecer, através da sua obra, a verdadeira vivencia do angolano mais pacato. Tchuma merece toda a nossa reverência. Que a sua alma seja acolhida pela Senhor. Os homens partem, mas as suas obras ficam eternizadas”, declarou.

    As redes sociais foram também o primeiro meio pelo qual Marito Furtado, baterista da Banda Maravilha, expressou o seu sentimento pela perda de Beto de Almeida.

    Na sua página de facebook, o músico deixou o seu recado ao velho amigo, ao qual lembra com bastante nostalgia. “Estou sem palavras para expressar na verdade a tristeza que me vai na alma! Adeus meu kamba, meu vizinho do complexo, meu colega sei lá Até sempre!!!”, escreve.

    Ouvido pela Angop, o baterista mostrou-se quase inconsolável e disse ser uma grande perda para a música angolana. “Estamos a tentar, mas há casos em que não são fáceis”, expressou.


    betoalmeirda

    Com um trecho da canção “Minha Viola”, um dos mais notáveis da carreira dos Irmãos Almeida, a cantora Helga Fety também lembrou do amigo e expressou a dor pela separação definitiva.

    “Levarei minha viola, lá na frente de combate, para fazer uma canção, para você oh minha Maria…”. Estou muito triste. Calou-se uma grande voz. Enfim! Descanse em paz Beto, meu querido amigo Tchum”, escreve no seu mural de facebook.

    A partida de Beto de Almeida, vítima de traumatismo craniano ocorrido quinta-feira, após uma actuação na província da Huíla, abala o ego de artistas, empresários, políticos, homens de cultura, cristãos ou gente comum.

    A sua voz é uma marca, um símbolo, uma paixão, que nem a morte conseguirá ofuscar.

    A trágica noite de domingo levou a arte e a capacidade de um artista nato, lutador, criativo e determinado, mas fez evidenciar a importância do autor para um povo que já alimentou o ego em momentos críticos da sua história, com o tema “Minha Viola”.

    Beto partiu, levou consigo a voz e os direitos autorais. Mas quem será capaz de remover o seu nome da memória colectiva dos angolanos, um povo que sofre, chora e lamenta, mas mostra ao mundo o amor sincero por um verdadeiro filho?

    partilhar. Facebook Twitter Pinterest O LinkedIn Tumblr WhatsApp E-mail
    Artigo AnteriorNovela Windeck é indicada ao Emmy Internacional de Melhor Novela
    Próximo Artigo Scarlett Johansson é eleita a mulher mais sexy do mundo
    Rosa De Sousa

    Relacionados Posts

    Bantu Bet Angola inaugura 1ª loja física no Lobito

    25 de Abril, 2024

    Inauguração do Uspot the View agita cena nocturna de Luanda

    30 de Julho, 2023

    Luanda presencia abertura da mais nova loja da Geladaria Italala

    12 de Maio, 2022

    Inaugurada a terceira Biblioteca de nome VPA “Visão Propósito Acção”

    3 de Fevereiro, 2022
    Deixe Uma Resposta Cancelar Resposta

    Platina Line
    As nossas escolhas

     Primeira-Dama de Angola defende integração económica inclusiva em conferência africana

    6 de Fevereiro, 2026

    Primeira-Dama homenageada em Accra com poema “Mãe das Nações”

    6 de Fevereiro, 2026

    “A desistência não foi por vontade própria”, revela Mateus Oficial, o ‘Herói’

    6 de Fevereiro, 2026

    Plutónio revela o significado da tatuagem do número 33 no rosto

    6 de Fevereiro, 2026
    • Facebook
    • Instagram
    • YouTube
    Mundo
    * Mundo

    Trump agradece a Corina Machado oferta de medalha do Nobel: “um gesto maravilhoso”

    Por Osvaldo16 de Janeiro, 20260

    O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a líder da oposição da Venezuela,…

    Líder da oposição da Venezuela, María Corina Machado, oferece medalha do Nobel a Trump

    16 de Janeiro, 2026

    Barbeiro africano chama atenção na internet ao cortar cabelo com ferramentas inusitadas: ferro de engomar, catanas e pás

    5 de Janeiro, 2026

    “Sinto até pena”, diz Xuxa ao negar pacto e rebater críticas antigas

    29 de Dezembro, 2025

    Subscrever as actualizações

    Receba as últimas notícias

    O Platina Line é um portal angolano dedicado a informação, educação e entretenimento. Ele oferece conteúdos sobre diversas áreas, incluindo cultura, música, moda, celebridades e novidades, com foco na língua portuguesa.

    O portal busca informar e entreter angolanos e outros interessados, com foco em notícias e entretenimento.

    Email: pauta@platinaline.com
    Call Center: 226 448 315

    Facebook Instagram YouTube
    Nossas escolhas

     Primeira-Dama de Angola defende integração económica inclusiva em conferência africana

    6 de Fevereiro, 2026

    Primeira-Dama homenageada em Accra com poema “Mãe das Nações”

    6 de Fevereiro, 2026

    “A desistência não foi por vontade própria”, revela Mateus Oficial, o ‘Herói’

    6 de Fevereiro, 2026
    Novos comentários
    • Vlatiniqui Lino em Shakira chora e manda indireta para Piqué em clipe após separação: ‘me deixou’
    • Delcio em Empresário Angolano aposta na produção nacional e na criação de empregos para os jovens
    • Marcos em LS & Republicano celebra 22 anos de existência com ofertas de vários prémios
    • Bocolo Daniel em Unji – DELL Angola dedica-se à importação e distribuição de produtos e serviços Dell
    © Todos os Direitos Reservados. Platina Line 2026
    • Desenvolvido Por :
    • Willsite

    Digite acima e pressione Enter para a pesquisa. Pressione Esc 'cancelar'.