Praia, 9 de Abril de 2025 – O cantor angolano Bonga e a artista gambiana Sona Jobarteh são as grandes atrações da 14.ª edição do Kriol Jazz Festival (KJF), que decorre a partir de amanhã até sábado, na cidade da Praia, capital de Cabo Verde.
Segundo Cláudia Mestre, assistente de comunicação da produtora Harmonia, organizadora do evento, “todos são excelentes artistas, mas pela expectativa, acho que Bonga e Sona Jobarteh são os destaques”.
O Kriol Jazz Festival tornou-se uma referência internacional para apreciadores de jazz e ritmos crioulos, que anualmente reservam lugar para assistir aos concertos ao ar livre no arquipélago.
Às vésperas de completar 83 anos (a 5 de Setembro), Bonga — nome artístico de José Adelino Barceló de Carvalho — continua a animar os palcos com os seus ritmos tradicionais e letras que expressam as aspirações populares angolanas.
“Fácil, nunca é, dada a idade e o grande nome que é”, referiu Cláudia Mestre sobre o desafio de incluir Bonga no cartaz, considerando a sua participação “muito gratificante: é um artista mítico, desde cedo começou a cantar e nas suas composições havia a necessidade de evocar a Independência de Angola”.
Este ano, o festival está inserido nas comemorações dos 50 anos da Independência, uma efeméride que une Angola e Cabo Verde, celebradas a 11 de Novembro e 5 de Julho, respetivamente.