Fechar O Menu

    Subscrever as actualizações

    Receba as últimas notícias

    O que está em alta

    “A desistência não foi por vontade própria”, revela Mateus Oficial, o ‘Herói’

    6 de Fevereiro, 2026

    Conheça Erika Aires, a nova Ministra da Educação de Angola

    6 de Fevereiro, 2026

    PR exonera Luísa Grilo e nomeia Erika Aires nova Ministra da Educação 

    6 de Fevereiro, 2026
    Facebook Instagram YouTube
    Facebook X (Twitter) Instagram
    PlatinaLine
    • PlatinaLine
    • Famosos

      Passaporte angolano ocupa a 79.ª posição no ranking mundial dos mais poderosos em 2026

      23 de Janeiro, 2026

      Jéssica Romero destaca papel da FAST na afirmação da nova indústria têxtil angolana

      22 de Janeiro, 2026

      Gena de Carvalho e IUKI Cookie saem em defesa de Mariana Rodrigues

      12 de Janeiro, 2026

      Diplomata Elias Chimuco participa em encontro de alto nível na África do Sul

      9 de Janeiro, 2026

      Lesliana Pereira assume produção executiva da nova novela “Os Donos do Silêncio” na TV Girassol

      7 de Janeiro, 2026
    • Música
    • Em Foco
    • Lifestyle
    • Desporto
    • Galeria
    • Contacto
    PlatinaLine
    Início»* Notícias»Comunicado de imprensa sobre o rompimento unilateral por parte da Emirates da parceria estratégica com a TAAG
    * Notícias

    Comunicado de imprensa sobre o rompimento unilateral por parte da Emirates da parceria estratégica com a TAAG

    OsvaldoPor Osvaldo13 de Julho, 2017Sem comentários5 Minutos de Leitura
    Facebook Twitter Pinterest O LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte E-mail
    partilhar
    Facebook Twitter O LinkedIn Pinterest E-mail

    No dia 30 de Setembro de 2014, o Ministério dos Transportes da República de Angola e a Emirates assinaram, no Dubai, um Acordo de Parceria Estratégica para o Desenvolvimento da TAAG – Linhas Aéreas de Angola. O acordo deu corpo a um Contrato de Gestão da TAAG pela Emirates. A gestão de topo da TAAG passou a ser principalmente da responsabilidade de uma equipa de executivos da Emirates.

    Pretendia-se com o acordo dotar a TAAG de uma gestão profissional de nível internacional, libertando-a de problemas de eficácia e eficiência que vinham persistindo há longos anos.

    Após a elaboração de um novo Plano de Negócios para a TAAG, a gestão corrente da TAAG passou a ser assegurada por uma Comissão Executiva, composta por quatro administradores executivos indicados pela Emirates, incluindo o seu presidente, e um administrador executivo angolano, com o cargo de vice-presidente.

    Apesar da TAAG não ter ainda atingido o patamar que todos nós ambicionamos para a nossa companhia de bandeira, os bons resultados da acção do seu conselho de administração e de todos os seus trabalhadores, que têm contado com todo o apoio do executivo angolano, são evidentes. A TAAG é hoje uma companhia de aviação muito melhor do que era em 2014, com maior operacionalidade e segurança, com melhor serviço e mais conforto para os seus passageiros, com maior rigor em todos os processos de controlo, com menos custos e com maior rentabilidade.

    Entretanto, como é do conhecimento de todos, desde o terceiro trimestre de 2014, a economia de Angola e de muitos outros países produtores de petróleo vem conhecendo dificuldades muito sérias, devido a uma acentuada baixa do preço do petróleo nos mercados internacionais, o que tem provocado um forte défice de divisas. Entre outras consequências, países como Angola e a Nigéria têm tido dificuldades em assegurar o repatriamento das vendas das companhias aéreas estrangeiras que operam nos seus territórios. Por essa razão, em vários países africanos e não só as companhias aéreas internacionais têm estado a reduzir a frequência de voos ou até mesmo a suspender toda a sua operação.

    Em concreto e no caso de Angola, um bilhete de avião comprado em Angola em Kwanzas a uma companhia de aviação estrangeira, para um voo com destino a uma capital estrangeira e regresso a Angola, obriga o nosso país a permitir que essa companhia transfira para o seu país de origem um montante em moeda estrangeira equivalente à parte do bilhete comprado em Angola em Kwanzas – deduzidos os encargos que essa empresa tem em Angola.

    Apesar de todo o esforço dos organismos encarregues da gestão das divisas do país, nomeadamente o Banco Nacional de Angola (BNA), várias companhias aéreas estrangeiras que operam em Angola vêm sentindo essas dificuldades de repatriamento das vendas, de entre elas a Emirates. No entanto, o BNA tem procurado, com o gradualismo possível, ir satisfazendo as transferências das companhias de aviação.

    No passado dia 9 de Julho de 2017, em carta dirigida ao Ministro dos Transportes da República de Angola, a Emirates fez saber que não só reduziria os seus serviços do Dubai para Luanda para três frequências semanais, como, com efeitos imediatos, terminaria a sua parceria estratégica com a TAAG. Desta decisão unilateral da Emirates resultou a retirada imediata de Angola dos administradores que tinha indicado para o Conselho de Administração da TAAG.

    Lamentamos a forma brusca e menos flexível como a Emirates pôs fim a uma parceria estratégica que vinha gerando bons resultados e que, certamente, geraria resultados ainda melhores ultrapassadas as dificuldades conjunturais. Aliás, cabe assinalar que a Emirates misturou indevidamente dois planos distintos que são a sua operação em Angola enquanto companhia de aviação e o acordo de gestão que rubricou com a TAAG. Tomámos nota da decisão unilateral da Emirates e, naturalmente, procurámos soluções imediatas para a gestão da TAAG.

    Nesse sentido, o governo de Angola decidiu pôr fim ao mandato do actual Conselho de Administração da TAAG. Atendendo ao facto de estarmos a pouco mais de um mês da realização de eleições gerais em Angola, de onde resultará uma nova legislatura e um novo executivo, o governo de Angola decidiu não nomear um novo conselho de administração para a TAAG e, ao invés, nomear uma Comissão de Gestão, que se encarregará da gestão corrente da empresa.

    Essa Comissão de Gestão será composta por 7 pessoas. Quatro serão angolanos, incluindo o seu presidente. Os outros 3 serão estrangeiros, exactamente os mesmos três ex-administradores executivos que tinham sido indicados pela Emirates. Estes executivos estrangeiros aceitaram continuar a servir a TAAG, mas agora contratados directamente pelo governo angolano, o que prova a confiança que têm no nosso governo, na TAAG e no seu projecto de reestruturação e desenvolvimento.

    Os objectivos que no final de 2014 tinham sido traçados para a TAAG mantêm-se, nomeadamente: elevar os padrões de operacionalidade e segurança da TAAG; melhorar substancialmente o serviço que a TAAG presta aos seus passageiros; sanear financeiramente a TAAG e aplicar maior rigor em todos os processos de controlo; reduzir os custos de operação da TAAG e aumentar a sua rentabilidade. Mantém-se também o plano de negócios que foi desenhado.

    O caminho para o progresso é sempre feito de obstáculos e de adversidades. Juntos, governo, a nova comissão de gestão da TAAG, todos os trabalhadores da TAAG e os seus clientes, vamos vencer mais esta adversidade. Expressamos os nossos agradecimentos a todos os que se mantêm ao lado da TAAG, de Angola e dos angolanos.

    A TAAG vai continuar a voar e cada vez mais alto. Vamos continuar a desenvolver a TAAG. Continuaremos a trabalhar afincadamente para termos uma companhia de bandeira forte, de nível nacional e internacional. A TAAG continuará a ser uma empresa angolana, utilizada e operada fundamentalmente por angolanos.

    partilhar. Facebook Twitter Pinterest O LinkedIn Tumblr WhatsApp E-mail
    Artigo AnteriorBooster reeiventa-se e apresenta novo sabor
    Próximo Artigo Preto Show promete show inesquecível no Cine Atlântico
    Osvaldo

    Editor da Platina Line

    Relacionados Posts

    RESPONSÁVEIS DO BANCO MUNDIAL RECEBIDOS EM AUDIÊNCIA PELO MINISTRO DA ENERGIA E ÁGUAS

    23 de Janeiro, 2026

    Brasil anuncia no Cuanza-Norte investimento de USD 120 milhões no sector agropecuário em Angola

    11 de Dezembro, 2025

    KwanzaBet e ASSES levam saúde gratuita a mais de 4.000 pessoas em Cacuaco

    4 de Novembro, 2025

    Electro Panga e Siemens reforçam parceria estratégica para impulsionar a indústria angolana

    23 de Outubro, 2025
    Deixe Uma Resposta Cancelar Resposta

    Platina Line
    As nossas escolhas

    “A desistência não foi por vontade própria”, revela Mateus Oficial, o ‘Herói’

    6 de Fevereiro, 2026

    Plutónio revela o significado da tatuagem do número 33 no rosto

    6 de Fevereiro, 2026

    Gerilson Insrael diz ter investido cerca de 14 milhões de kwanzas na compra de um microfone

    6 de Fevereiro, 2026

    Conheça Erika Aires, a nova Ministra da Educação de Angola

    6 de Fevereiro, 2026
    • Facebook
    • Instagram
    • YouTube
    Mundo
    * Mundo

    Trump agradece a Corina Machado oferta de medalha do Nobel: “um gesto maravilhoso”

    Por Osvaldo16 de Janeiro, 20260

    O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a líder da oposição da Venezuela,…

    Líder da oposição da Venezuela, María Corina Machado, oferece medalha do Nobel a Trump

    16 de Janeiro, 2026

    Barbeiro africano chama atenção na internet ao cortar cabelo com ferramentas inusitadas: ferro de engomar, catanas e pás

    5 de Janeiro, 2026

    “Sinto até pena”, diz Xuxa ao negar pacto e rebater críticas antigas

    29 de Dezembro, 2025

    Subscrever as actualizações

    Receba as últimas notícias

    O Platina Line é um portal angolano dedicado a informação, educação e entretenimento. Ele oferece conteúdos sobre diversas áreas, incluindo cultura, música, moda, celebridades e novidades, com foco na língua portuguesa.

    O portal busca informar e entreter angolanos e outros interessados, com foco em notícias e entretenimento.

    Email: pauta@platinaline.com
    Call Center: 226 448 315

    Facebook Instagram YouTube
    Nossas escolhas

    “A desistência não foi por vontade própria”, revela Mateus Oficial, o ‘Herói’

    6 de Fevereiro, 2026

    Plutónio revela o significado da tatuagem do número 33 no rosto

    6 de Fevereiro, 2026

    Gerilson Insrael diz ter investido cerca de 14 milhões de kwanzas na compra de um microfone

    6 de Fevereiro, 2026
    Novos comentários
    • Vlatiniqui Lino em Shakira chora e manda indireta para Piqué em clipe após separação: ‘me deixou’
    • Delcio em Empresário Angolano aposta na produção nacional e na criação de empregos para os jovens
    • Marcos em LS & Republicano celebra 22 anos de existência com ofertas de vários prémios
    • Bocolo Daniel em Unji – DELL Angola dedica-se à importação e distribuição de produtos e serviços Dell
    © Todos os Direitos Reservados. Platina Line 2026
    • Desenvolvido Por :
    • Willsite

    Digite acima e pressione Enter para a pesquisa. Pressione Esc 'cancelar'.