Inglaterra e Espanha em semana de decisão
Os grandes campeonatos de futebol na Europa caminham a passos largos para as derradeiras jornadas. Na Itália e na Alemanha já há campeões, Inter de Milão e Bayern de Munique, respectivamente.
Na Inglaterra, o City vai cumprindo o calendário e até a consagração será apenas uma questão de tempo. Contudo, há ainda muito e bom campeonato por jogar.
Esta semana, o grande confronto de Londres opõe Chelsea a Arsenal, na noite de quarta-feira, 12 de maio, em Stamford Bridge, reacendendo uma rivalidade que tem sido fundamental para a primeira divisão inglesa há muitos anos.
Enquanto o Chelsea vem desfrutando de uma forte campanha, especialmente desde a chegada de Thomas Tuchel. Por seu turno, o Arsenal tem lutado para construir o progresso que fez sob o comando de Mikel Arteta na temporada passada.
“O Arsenal tem uma equipa que pode lutar pelos cinco primeiros na Inglaterra, mas este ano, por causa de lesões, não tem funcionado na Premier League”, disse a lenda dos Gunners, Santi Cazorla. “Assisti a alguns jogos e realmente não entendo essa situação. Talvez a pressão afecte os jogadores, esta é a única explicação para mim.”
Tuchel, por sua vez, exortou os seus jogadores a não perderem o foco na recta final da temporada: “Você não pode distrair-se com muitas visões e objectivos que estão muito distantes. Estou muito feliz com a consistência de qualidade que podemos entregar a cada três dias. Jogamos com coragem e é um nível muito alto que podemos produzir de forma consistente. Isso é o que exigimos em todas as configurações diferentes, seja FA Cup, Liga ou Liga dos Campeões.”
A ronda traz-nos também um Manchester United vs Leicester City, em Old Trafford, com os Red Devils tentando vingar a sua derrota nas mãos dos Foxes nos quartas-de-final da FA Cup há algumas semanas. Na batalha pelos lugares europeus, teremos partidas importantes para o West Ham United e Liverpool, quando visitam Brighton & Hove Albion e West Bromwich Albion, respectivamente.
Note-se que o calendário do United está apertadíssimo, pois depois de defrontar o Leicester, na terça, vai receber o Liverpool na quinta, no jogo em atraso.
O Newcastle United tentará perturbar o Manchester City quando as equipas se enfrentarem no St James ’Park, uma partida em que o técnico do Citizens, Pep Guardiola, espera ver uma melhora em relação a Raheem Sterling.
“Raheem é um jogador extraordinário – ele foi, é e será“, disse Guardiola. “A razão pela qual ele não jogou tão regularmente como nas temporadas anteriores é porque Phil e Riyad estão em sua melhor forma. Só por isso, mas as oportunidades vão surgindo e ele tem que estar pronto para mostrar a sua qualidade, frescor na mente e jogar com a incrível força que possui.”
Em Espanha, a corrida pelo título continua a emocionante. O Atlético precisa de três pontos para se aproximar da glória, enquanto os visitantes do Real lutam para terminar em quinto lugar e garantir um lugar na UEFA Europa League na próxima temporada.
“A La Liga é muito complexa, não podemos relaxar“, disse o técnico do Rojiblancos, Diego Simeone. “Há quatro equipas perto de fechar uma grande temporada, o Sevilla está indo bem, o Madrid respondeu bem e o Barcelona está a jogar agora. Devemos pensar jogo a jogo e não vamos mudar agora. Pensamos no próximo jogo e vamos tentar avançar.“
Nos jogos mais importantes da corrida pelo título, o actual campeão Real Madrid viaja para o Estadio Nuevo Los Carmenes para enfrentar o Granada, enquanto o Barcelona enfrenta o Levante, no Estadio Ciudad de Valencia. Os Blaugrana perderam por 3-1 na sua última visita ao local, em novembro de 2019, e não podem repetir o resultado.
“O presidente mostrou desde o primeiro dia o seu apoio e confiança em mim“, disse o treinador do Barça, Ronaldo Koeman. “Até que aconteça o contrário, direi a mesma coisa. Então, em princípio, vejo-me como o treinador na próxima temporada. Eu também tenho um contrato. Se não for esse o caso, precisamos conversar.“
O técnico do Los Blancos, Zinedine Zidane, por sua vez, prometeu que a sua equipa “lutará até o fim. Não acabou hoje. Estamos prontos para o próximo jogo.”
Outros jogos para atenção dos adeptos será a recepção do Sevilla ao Valência e o sempre divertido Villarreal contra a o Real Valladolid.
Na Serie A, o principal jogo vai opor a Internazionale contra a Roma, sendo que o título está definido e a luta agora é para os acessos à Europa. A Campeã em titulo, a Juventus, luta para o acesso à Champions, uma luta que pode levar CR7 a jogar pela primeira vez a Liga Europa.
Todas estas incidências e muito mais, é para acompanhar nos canais SuperSport, na DStv. e para mais informações, visite: www.dstvafrica.com/pt
Detalhes da transmissão Premier League
Terça-feira, 11 de maio
18:00: Manchester United v Leicester City – SuperSport Maximo 1
Quarta-feira, 12 de maio
20:15: Chelsea v Arsenal – SuperSport Maximo 1
Quinta-feira 13 de maio
20:15: Manchester United v Liverpool – SuperSport Maximo 1
Sexta-feira 14 de maio
21:00: Newcastle United v Manchester City – SuperSport Maximo 360
Domingo 16 de maio
14:05: Tottenham Hotspur v Wolverhampton Wanderers – SuperSport Maximo 1
16:30: West Bromwich Albion v Liverpool – SuperSport Maximo 1
Detalhes da transmissão e jogos da La Liga
Terça-feira 11 de maio
21:00: Levante v Barcelona – SuperSport Maximo 2
Quarta-feira 12 de maio
18:00: Sevilla v Valencia – SuperSport Maximo 2
21:00: Atlético de Madrid v Real Sociedad – SuperSport Maximo 2
Quinta-feira 13 de maio
19:00: Real Valladolid v Villarreal – SuperSport Maximo 360
21:00: Granada v Real Madrid – SuperSport Maximo 1, SuperSport Maximo 2
Detalhes da transmissão e jogos da Serie A
Terça-feira 11 de maio
19:45: Napoli v Udinese – SuperSport Football
Quarta-feira 12 de maio
19:45: Sassuolo v Juventus – SuperSport Maximo 2
19:45: Torino v Milan – AO VIVO no SuperSport Plus
19:45: Internazionale v Roma – SuperSport Football