Por: Sued de Oliveira
Nos dias de hoje em que a internet faz parte da vida das pessoas de forma efectiva, parece ser uma boa ocasião para que cada um de nós, avalie a forma como está online, nomeadamente a nível de postura, atitudes e a forma como encaramos os outros internautas.
Como refere a BBC, a internet é um local fantástico para trocar experiências, encontrar coisas divertidas para fazer e até para ser criativo. Como qualquer outra ferramenta, o valor da internet depende inteiramente da forma como decidimos tirar proveito dela e como a encaramos. No entanto, seleccionamos algumas dicas que o ajudarão a aproveitar melhor o espaço digital.
Amizades online
A amizade nunca deve existir num plano somente digital. Deve sim ser uma extensão da sua amizade offline. Por exemplo, combine um café com pessoas com quem costuma falar offline e convide colegas e amigos com quem costuma passar tempo fora de casa para jogar online.
Seja respeitador
Não publique fotografias de que os seus amigos possam não gostar sem lhes perguntar primeiro. Pense se uma publicação sua pode ser mal interpretada por alguém. Estar online não é muito diferente que estar na praça pública, todos conseguem ver o que faz na sequência disto.
Saiba com quem fala
A internet é um espaço excelente para conhecer novas pessoas e comunicar. Porém, da mesma forma que não falaria com um desconhecido qualquer na rua, também não o deve fazer na internet. Da mesma forma, não esteja disposto a encontrar-se com alguém que conheceu através da internet de ânimo leve.
Proteja a sua identidade
Informações pessoais como morada, local de trabalho, instituição de ensino, número de telefone, palavras-passe, e-mails, não devem ser divulgadas, podem lhe trazer alguma dor de cabeça e ser uma porta aberta caso alguém queira usar as suas informações para lhe fazer algum mal.
Nem sempre é vida real
Costuma ficar deprimido a navegar pelas redes sociais? As viagens dos seus amigos, a ida ao ginásio, os jantares de grupo dos outros e os concertos a que vão podem fazê-lo pensar que não está a aproveitar a vida. Se se identifica com este sentimento, deixe de pensar assim. As fotografias seleccionadas para as redes sociais são, normalmente, pontos altos e são as mais ‘bonitas’ que foram tiradas. Não servem de termo de comparação e não representam a vida real dos autores.



