Conheça alguns jogadores de origem angolana que optaram por representar outros países
Por: Sérgio Flávio
Representar o país de origem em competições de grande calibre tem sido a grande motivação de muitos jogadores de futebol. É frequente ver jogadores maioritariamente africanos optarem por representar outros países com ambição de vencer alguma coisa importante na carreira com uma bandeira nacional.
Imagine os Palancas negras representados por nomes como Eduardo Camavinga, Rafael Leão, Blaise Matuidi, Angel Gomes ou William Carvalho. Será que teríamos o sucesso desejado a nível do futebol? Talvez sim. Trata-se apenas de uma suposição dado aos nomes citados e o futebol de grande nível que apresentam no futebol europeu.
Se tivéssemos Eduardo Camavinga, do Real Madrid, Blaise Matuidi, que representou a Juventus e o PSG, Angel Gomes, do Lille, ou William Carvalho, do Real Bétis.a comandarem o meio campo; ou então Rafael Leão, do AC Milan, com a camisa 9 dos palancas negras, será que teríamos os resultados almejados? A semelhança destes nomes, existem outros que carregam o sangue angolano, mas que optaram por representar outras nações.
Por que será que estes jogadores optam por jogar por outras nações? O que está na base de deles não representarem Angola? Será que o facto de não crescerem no país ou não nascerem em solo nacional influencia de alguma forma? Estas perguntas, de certeza que corroem alguns adeptos do futebol que gostariam que Angola obtivesse outros resultados desportivos.