O Dia Mundial da Saúde Oral, celebrado anualmente a 20 de Março, com o objectivo de promover a reflexão sobre o tema, por via da promoção da saúde oral, avaliação dos factores de risco, prevenção de doenças e do diagnóstico e tratamento precoces em todas as etapas da vida.
A efeméride é também uma oportunidade para sensibilizar e incentivar a população a tomar medidas para reduzir a incidência de patologias orais.
As doenças dentárias estão entre as doenças crónicas mais comuns a nível mundial, já que 90% da população está em risco de contrair algum tipo de distúrbio: desde cáries a doenças periodontais e cancro oral.
Este ano, a Organização Mundial da Saúde definiu como lema “Unidos pela Saúde Oral”, no sentido de encorajar os Estados-membros a efectivarem um compromisso sobre a saúde oral para as populações.
Para a comemoração do Dia Mundial da Saúde Oral, o Ministério da Saúde apostou na educação das crianças do Ensino Primário e Secundário da província de Luanda, nomeadamente a Escola do Complexo Escolar nº 3.124 “Ambrósio Lukoki”, localizado no município do Cazenga, Distrito Urbano do Kalawenda, a tratarem dos dentes e a saberem prevenir as doenças orais. Durante o acto, mais de mil crianças e jovens foram ainda brindados com kits de higiene oral da marca Special, disponibilizados pela Noble Group.
“Uma das missões da Special, representada em Angola pela Noble Group, é a vertente pedagógica relativamente à saúde oral. Foi com esse intuito que nos aliámos ao Ministério da Saúde nesta actividade que, esperamos, marcou o início de uma longa parceria. A Special tem uma missão no que toca à sua responsabilidade social: Fazer Angola Sorrir. Para tal, disponibilizamos uma gama completa de cuidados com a saúde oral”, revelou Hugo Moutinho, Director-Geral da Noble Group em Angola.
O evento foi prestigiado pela presença do Exmo. Secretário de Estado para a área Hospitalar, Leonardo Inocêncio, a Directora Nacional de Saúde Pública, Helga Freitas, o Administrador do Cazenga, Tomás Bica.
A Noble Group é parceira do Ministério da Saúde e do Executivo Angolano na promoção de hábitos de vida mais saudáveis, bem como na aposta da formação das gerações mais jovens para um futuro melhor.