O autor angolano Nelson Soquessa está a preparar o lançamento da sua segunda obra literária intitulada “Isunji”, para o dia 08 de Junho, na União dos Escritores Angolanos, em Luanda.
Ao Platina Line, o escritor disse que o romance contém 93 páginas e “Isunji” significa “Maravilha”, em kimbundu, e retrata o problema da promiscuidade e do alcoolismo no casamento tradicional entre um ex-combatente do grupo etnolinguístico “songo”, designado “kasongu” e uma jovem do grupo etnolinguístico “Lengue”, também chamdos de ”Malengue”, se estendendo para uma vida social cheia de problemas difíceis.
“O tema da precariedade dos sistemas de saúde é também um tópico bem recriado no Isunji, assim como a falta de ética e de profissionalismo de alguns agentes de segurança pública de um país com marcas de corrupção institucional,” rematou.
O autor sublinhou que escreveu romance por ser uma forma literária mais completa e complexa que exige um exercício social muito forte, “Tem características muito própria e muito rígidas, sendo mais longo, uma forma de literatura muito prodigioso”.
Frisar que Isunji é a segunda obra literária do autor, depois da obra Histórias Místicas, Soquessa é também co-autor de livros didácticos “Estudos sobre a Didáctica do Português na Escola Angolana: Frase e Escrita (vol.1) e “Estudos sobre a Didáctica do Português na Escola Angolana: Textos Literários e Autênticos (vol.2). Vai autografar a sua obra também em Malanje e nas Lundas Norte e Sul.
Por: Mariana Raimundo