Por: Hélio Cristóvão
O conhecido promotor de eventos moçambicano, Guyzelh Ramos e o músico angolano Mallaryah não ficaram indiferentes às declarações polémicas do apresentador moçambicano Fred Josias, sobre Matias Damásio, após este agendar um show no estádio do Maxaquene, cujo valor de entrada é de 1500 meticais, equivalente a cerca de 10 mil Kwanzas.
No seu discurso, o apresentador desencorajou o público a comparecer no evento e insinuou que Matias Damásio estaria a abusar do povo moçambicano, o que levou o seu compatriota Guyzelh Ramos a manifestar-se, considerando o seu posicionamento desnecessário:
“(…) sabes muito bem que não é o artista que determina o preço dos ingressos, ele recebe o seu cachê e vai fazer o seu trabalho. Não existe necessidade disso irmão, super desnecessário. Queres te irritar com o preço alto, ataca os promotores do evento, os artistas não têm nada a ver com isso!”, escreveu. Guyzelh aconselhou-o ainda a evitar ambientes desagradáveis e convidou o apresentador a vir para Luanda.
Mallaryah, no entanto, disse que mais do que o apresentador, a direcção do canal em que apresenta não devia permitir que Fred Josias use a televisão para espalhar mensagens de ódio e xenofobia contra pessoas individuais de uma nação que não tem nada contra a outra.
“Assim facilita que se crie um espírito de rivalidade que jamais deve existir”, pontuou.