Com o objectivo de aumentar o conhecimento sobre a covid-19, mais de 30 profissionais da comunicação social estão a ser actualizados, nesta sexta-feira, em Luanda, em matérias sobre contaminação comunitária do novo coronavírus em Angola.
Nuno Albino, secretário de Estado para Comunicação Social, disse a propósito que nesta fase se precisa reforçar e actualizar os conhecimentos dos jornalistas para que, através dos órgãos de comunicação social, possam influenciar e mudar o comportamento da população no acatamento e cumprimento rigoroso das medidas de prevenção, visando cortar a cadeia de transmissão.
Para si, é oportuno e necessário o reforço da uniformização da comunicação nesta etapa de transmissão comunitária do vírus Sars-Cov-2, com o propósito de assegurar uma maior mobilização e engajar os cidadãos na luta contra a Covid-19.
O secretário de Estado considerou a comunicação e a informação elementos fundamentais para combater o vírus causador da covid-19, reconhecendo que os meios de comunicação social são espaços privilegiados para a disseminação da informação sobre as medidas de prevenção.
Nuno Albino apelou, por isso, aos cidadãos a respeitarem as orientações das autoridades sanitárias e outras entidades diariamente engajadas no combate e prevenção da pandamia.
Promovida pelo Ministério da Saúde, a formação inclui, entre outros temas, “Importância da biossegurança”, “Desafios do controlo da doença”, “Fases de transmissão”, “Ética e deontologia dos profissionais da comunicação Covid-19” e “Comunicação e orientação comunitária”.
Trata-se de uma formação que se enquadra no Plano Nacional de Contingência e Combate à Covid-19 em Angola, visando a mobilização e engajamento de todos cidadãos na luta contra esta pandemia.
Desde a confirmação dos dois primeiros casos positivos de Covid-19, em Março último, o quadro epidemiológico de Angola soma 1483 infectados, dos quais 520 recuperados, 64 óbitos e 899 activos.