O Tecnólogo Joel Tiago e o programador Isaac Kiangolo tiveram a iniciativa de criar um software denominado “Rei Línguas”, com capacidade para traduzir línguas nacionais, tais como: Umbundo, Kimbundo e Lingala, bem como Cokwe e Kikongo, que ainda não estão terminadas.
Segundo Joel Tiago, o principal objectivo do aplicativo é o aprendizado e desenvolvimento das línguas nacionais, e interligação do povo pelas línguas populares e nacionais, que vão resultar na valorização e na internacionalização da cultura angolana.
“Através deste software, os portugueses, brasileiros e chineses vão poder se comunicar com o nosso povo indígena e vice-versa, promovendo assim o negócio entre ambos e estabelecendo a valorização das línguas nacionais, independência para os povos étnicos ou indígenas, internacionalização cultural, tudo isto resultando na Exportação, que grandemente contribui para o PIB de Angola”, contou Joel Tiago.
O jovem angolano acrescentou que sempre pensou em trazer soluções à África no sector da educação, e decidiu optar por uma empresa de e-business, que inclui criação de softwares.
De reforçar que, de momento, o aplicativo “Rei Línguas” está a ser testado para tão logo ser disponibilizado.