Populares alegam que a falta de manutenção e o depósito dos resíduos sólidos nas valas, pelos moradores, contribuem para o triste cenário.
Por: Hélio Cristóvão
Após a chuva que se registou nesta terça-feira (28), uma situação recorrente voltou a ser registada, os avultados resíduos sólidos em diversas valas de drenagem em algumas zonas da cidade capital, em particular no município do Cazenga, Tala Hady.
Numa pequena ronda feita pela redacção do PLATINALINE, foi possível constatar amontoados resíduos sobre a água, facto que poderá causar consequências negativas à saúde dos munícipes que residem naquela circunscrição.
De acordo com alguns moradores da localidade, a referida vala carece de manutenção, pelo que, a última feita pela administração local foi a pouco menos de dois anos.
Outros, porém, admitem que a população tem contribuído negativamente, depositando o lixo de casa nas valas de drenagem, ao invés de fazê-lo nos locais apropriados.
Os populares apelam a administração local a fazer a recolha dos resíduos, com vista a prevenir eventuais problemas de saúde, como o Paludismo, a Malária e outras doenças.
Outro grande problema que também foi possível constatar in loco foi o mau cheiro ao redor da vala, o que segundo os moradores, é também resultado da “irresponsabilidade” de algumas pessoas que colocam restos mortais de animais e fetos naquele local, destinado ao escoamento das águas pluviais