Por: Ernesto Jaime
O conceituado escritor angolano Manuel Rui Monteiro vai apresentar, nesta terça-feira (23), o seu mais recente romance “A Mãe”, a ter lugar na sede da União dos Escritores Angolanos, a partir das 17h30.
Conhecido pela sua extensa obra literária nos géneros poesia, prosa e teatro, Manuel Rui Monteiro traz em “A mãe” a ideia de que uma casa serve de pano de fundo para uma saga familiar, onde vizinhos, viajantes e os moradores se encontram para falar das coisas do passado e do presente. A importância da família, os efeitos das várias guerras e as soluções, que passam pelo amor.
Com a chancela da Editora Kacimbo, o livro “A Mãe” comporta 184 páginas, pelo que, mostra a excepcional destreza narrativa do escritor e segue a linha narrativa do autor, marcada pela sátira, humor e uma visão aguçada da sociedade angolana, que tem conquistado leitores em Angola e no estrangeiro nas últimas décadas.
Manuel Rui Monteiro ocupa uma posição de destaque no panorama literário cultural e indelével do nosso país, demonstrado por ser o autor da letra do hino nacional, “Angola Avante”, na sequência da proclamação da independência do país.