O Ministério das Finanças (MINFIN) disponibilizou, esta semana, um portal digital para denúncias públicas, permitindo que cidadãos reportem, de forma anónima e segura, casos de corrupção, fraudes, assédio e outras irregularidades em organismos tutelados pelo ministério.
De acordo com uma nota enviada às redações, a plataforma foi criada para reforçar a transparência e o compromisso com a boa governança, abrangendo entidades como a Administração Geral Tributária (AGT), Banco de Poupança e Crédito (BPC), Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA), ENSA, Fundo Soberano, Comissão do Mercado de Capitais (CMC) e várias direções nacionais e delegações provinciais das Finanças.
O portal, de uso intuitivo, aceita apenas denúncias anónimas, garantindo a proteção dos denunciantes. Para submeter uma queixa, basta preencher um formulário online detalhado, podendo anexar documentos de suporte.
A iniciativa, denominada “Canal de Denúncias das Finanças Públicas”, reforça o compromisso do MINFIN com a transparência, eficiência e integridade na administração pública.