O Presidente do MPLA, João Lourenço, destacou neste sábado o papel do ex-Presidente da República, José Eduardo dos Santos (JES), no alcance da paz em Angola.
“Ele agiu como Estadista, mas tinha, atrás de si, a força do MPLA”, sublinhou João Lourenço na sua intervenção no acto, de massas, de encerramento do VIII Congresso Ordinário do partido no poder.
Refiro-me ao líder do MPLA, ao Presidente José Eduardo dos Santos, que, enquanto Chefe de Estado e Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas, foi magnânime, destacou.
João Lourenço lembrou que os feitos de José Eduardo dos Santos garantiram que a paz, alcançada a 4 de Abril de 2002, perdurasse até aos dias de hoje, “deixando-nos a responsabilidade de conservá-la”.
A paz tem um começo mas não pode ter fim, disse o Presidente João Lourenço, tendo considerado fundamental ensinar aos mais jovens a verdadeira importância do MPLA para Angola.
No seu discurso, o líder partidário enalteceu o desempenho do MPLA nas diferentes fases da história de Angola.
No Estádio 11 de Novembro, em Luanda, destacou a contribuição de Angola para a libertação da África Austral do regime do Apartheid.
Considerou o partido que lidera “uma verdadeira marca” que muitos tentaram apagar, sem sucesso.
João Lourenço foi reeleito sexta-feira (10) Presidente do MPLA com 98,4 por cento dos dois mil e 655 votos dos delegados ao congresso.
Sob o lema “MPLA por uma Angola democrática e inclusiva”, o conclave termina hoje com esta actividade de massas.