Fechar O Menu

    Subscrever as actualizações

    Receba as últimas notícias

    O que está em alta

    10.ª Edição do Divas Angola acontece a 5 de Dezembro com transmissão na TPA e Platina Line

    5 de Dezembro, 2025

    Confirmação exclusiva de C4 Pedro à Platina FM sobre paternidade de Sharam Diniz gera forte repercussão na imprensa portuguesa e nacional

    5 de Dezembro, 2025

    Associação Instituto da Família lançado em Luanda para fortalecer vínculos familiares em Angola

    5 de Dezembro, 2025
    Facebook Instagram YouTube
    Facebook X (Twitter) Instagram
    PlatinaLine
    • PlatinaLine
    • Famosos

      PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL EMPOSSADO COMO MEMBRO DO FÓRUM PARLAMENTAR DA SADC

      2 de Dezembro, 2025

      Cesalty e Buderbela esclarecem detenção e negam abuso

      1 de Dezembro, 2025

      Preço do petróleo Brent para 2026 deve situar-se entre 55 e 66 dólares, apontam agências internacionais

      28 de Novembro, 2025

      Sucesso absoluto leva a sessão extra de “Quem Está Aí?” com Thiago Lacerda em Luanda

      20 de Novembro, 2025

      Parlamento Infantil anuncia Gil Van-Dunem e Edivania Silva como apresentadores da 4.ª edição

      20 de Novembro, 2025
    • Música
    • Em Foco
    • Lifestyle
    • Desporto
    • Galeria
    • Contacto
    PlatinaLine
    Casa»Especiais»Opinião»O custo invisível de assistir futebol gratuitamente
    Opinião

    O custo invisível de assistir futebol gratuitamente

    OsvaldoPor Osvaldo8 de Outubro, 2025Sem comentários2 Minutos de Leitura
    Facebook Twitter Pinterest O LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte E-mail
    Compartilhar
    Facebook Twitter O LinkedIn Pinterest E-mail

    Por: Sílvio Kapuepue – Comentarista desportivo

    Em Angola, assim como em muitas outras partes do mundo, o futebol é uma paixão que une as pessoas. Basta um jogo da Premier League inglesa, da Liga dos Campeões ou das selecções nacionais para vermos salas cheias, discussões animadas e muita emoção. No entanto, enquanto essa paixão cresce, uma ameaça para este ecossistema vai-se instalando silenciosamente a pirataria de conteúdos via streaming.

    Um número considerável de pessoas justifica o uso de meios ilícitos para aceder a transmissões de futebol alegando limitações financeiras e fragilidades institucionais. Embora seja um problema global, em África e particularmente em Angola, este fenómeno é ainda mais prevalente devido a uma combinação de factores, como a ausência de leis robustas sobre direitos de autor, aplicação limitada da regulação existente, baixa disponibilidade de equipamentos acessíveis e uma grande procura por conteúdos gratuitos. Contudo, é fundamental compreender que a pirataria vai muito além de simplesmente assistir a um jogo sem pagar. Trata-se de alimentar um sistema criminoso que rouba empregos, destrói a indústria criativa e afasta investimentos.

    A MultiChoice investe milhões na aquisição de direitos de transmissão desportiva e na produção de conteúdos locais. Uma parte significativa da sua receita é utilizada para garantir a segurança digital e pagar os salários de apresentadores, jornalistas, técnicos de estúdio, operadores, produtores e outros profissionais. Quando alguém opta por assistir através de um link pirata, está a desvalorizar todo este trabalho.
    Além disso, as transmissões ilícitas são frequentemente acompanhadas de software malicioso, vírus informáticos e perigos associados à segurança digital. Mesmo assim, milhares de pessoas continuam a assumir o risco em nome de uma suposta “poupança”, sem perceber que esta prática, no fim das contas, corrói a qualidade e a sustentabilidade do conteúdo que tanto apreciam.

    E é só no futebol? Não. A pirataria afecta não apenas o futebol e o desporto profissional, mas também novelas, séries, desenhos animados, noticiários locais, filmes e muito mais. Cada clique num link ilegal é uma facada nas costas da indústria cultural e criativa, uma indústria que, se fortalecida, pode empregar milhares de pessoas e projectar a nossa identidade para o mundo.

    Convidamos os cidadãos a juntarem-se neste combate a pirataria juntos.

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest O LinkedIn Tumblr WhatsApp E-mail
    Artigo Anterior“Quero encher a Cidadela”: Mylson revela grande sonho da sua carreira
    Próximo Artigo Eliminatórias do Campeonato do Mundo da CAF – Principais Jogos a Assistir em Outubro
    Osvaldo

    Editor da Platina Line

    Relacionados Posts

    Funcionalidades das aplicações de táxi garantem segurança dos passageiros

    29 de Setembro, 2022

    Resistir ao selo fiscal, um paradoxo surpreendente

    24 de Fevereiro, 2022

    Sensibilidade e empatia apenas às mulheres é indicador de uma sociedade “hipócrita e desigual”

    20 de Janeiro, 2022

    Glória Lutumba: o segredo do sucesso

    19 de Outubro, 2021
    Deixe Uma Resposta Cancelar Resposta

    Platina Line
    As nossas escolhas

    10.ª Edição do Divas Angola acontece a 5 de Dezembro com transmissão na TPA e Platina Line

    5 de Dezembro, 2025

    Confirmação exclusiva de C4 Pedro à Platina FM sobre paternidade de Sharam Diniz gera forte repercussão na imprensa portuguesa e nacional

    5 de Dezembro, 2025

    Associação Instituto da Família lançado em Luanda para fortalecer vínculos familiares em Angola

    5 de Dezembro, 2025

    Mais de 50 mil empresas em risco de suspensão do NIF devido a dívidas fiscais, alerta AGT

    5 de Dezembro, 2025
    • Facebook
    • Instagram
    • YouTube
    Mundo
    * Mundo

    Cinco jornalistas da emissora Al Jazeera mortos na Faixa de Gaza após ataque de Israel; emissora e ONGs condenam acção

    Por Osvaldo11 de Agosto, 20250

    Cinco jornalistas da cadeia Al Jazeera, incluindo o reputado correspondente Anas al-Sharif, foram mortos este…

    “Jesus” da Sibéria recebe pena de 12 anos de prisão por danos à saúde física e mental dos seguidores

    1 de Julho, 2025

    Conheça a mulher mais fértil do mundo: Mariam Nabatanzi tem 44 filhos aos 43 anos

    1 de Julho, 2025

    Furto de bola autografada por Neymar Jr resulta em condenação de 17 anos de prisão

    1 de Julho, 2025

    Subscrever as actualizações

    Receba as últimas notícias

    O Platina Line é um portal angolano dedicado a informação, educação e entretenimento. Ele oferece conteúdos sobre diversas áreas, incluindo cultura, música, moda, celebridades e novidades, com foco na língua portuguesa.

    O portal busca informar e entreter angolanos e outros interessados, com foco em notícias e entretenimento.

    Email: pauta@platinaline.com
    Call Center: 226 448 315

    Facebook Instagram YouTube
    Nossas escolhas

    10.ª Edição do Divas Angola acontece a 5 de Dezembro com transmissão na TPA e Platina Line

    5 de Dezembro, 2025

    Confirmação exclusiva de C4 Pedro à Platina FM sobre paternidade de Sharam Diniz gera forte repercussão na imprensa portuguesa e nacional

    5 de Dezembro, 2025

    Associação Instituto da Família lançado em Luanda para fortalecer vínculos familiares em Angola

    5 de Dezembro, 2025
    Novos comentários
    • Vlatiniqui Lino em Shakira chora e manda indireta para Piqué em clipe após separação: ‘me deixou’
    • Delcio em Empresário Angolano aposta na produção nacional e na criação de empregos para os jovens
    • Marcos em LS & Republicano celebra 22 anos de existência com ofertas de vários prémios
    • Bocolo Daniel em Unji – DELL Angola dedica-se à importação e distribuição de produtos e serviços Dell
    © Todos os Direitos Reservados. Platina Line 2025
    • Desenvolvido Por :
    • Willsite

    Digite acima e pressione Enter para a pesquisa. Pressione Esc 'cancelar'.