Presidente da AEUPA representa angola na 3ª Conferência Mundial do Ensino Superior da UNESCO
Joaquim Costa Caiombo, Presidente da Associação dos Estudantes das Universidades Privadas de Angola, é o único Jovem angolano a representar o país na Conferência Mundial do ensino superior UNESCO, que decorre em Barcelona, Espanha, de 18 a 20 de Maio, sob o lema: Reinventar o ensino superior para um futuro sustentável .
O primeiro dia da conferência abordou a importância da educação e igualdade educativa. Segundo Joaquim Caiombo, há uma necessidade de promover a educação superior de formas a desenvolver valores humanos e de cultura pois é a através da educação superior que se vai desenvolver e trazer soluções científicas para o mundo. “As instituições superiores devem contribuir para desenvolver um mundo de soluções tecnológicas mais humanas entre os povos, transformando valores culturais”.
O jovem líder ressalta igualmente a importância de as instituições promoverem a educação superior como um veículo de transformação do conhecimento ao benefício da sociedade, promovendo educação de qualidade e privilegiando a tecnologia para o desenvolvimento das nações. “As nações devem promover a investigação científica promovendo a democratização científica para o desenvolvimento da ciência promovendo aos estudantes a capacidade crítica a autonomia no pensamento que permitam a interdisciplinaridade promovendo mais acesso à educação para todos”.
Sobre ser o único jovem angolano seleccionado para participar na Conferencia, Joaquim diz sentir-se honrado. “Estarei a interagir com vários jovens líderes associativos de vários países e com certeza abrir-se-á o nosso nível de contacto a nível da UNESCO. Acreditamos que o nosso país tem capacidade suficiente para desenvolver e promover uma qualidade sustentável no subsistema do ensino superior é deste modo que vamos crescer.”










