O país conta agora com um novo e promissor projecto de produção agrícola na localidade do Lóvua, Província da Lunda Norte, o “Mina Gema”, que promete revolucionar o sector agrícola na região e reposicionar a província no cenário nacional da agricultura.
Desenvolvido numa área de mais de 300 hectares, o projecto tem como mentor o empresário Zeca Cassanguidi e conta com a parceria de investidores mexicanos. A Mina Gema visa ser um pilar para a diversificação económica e a autossuficiência alimentar, alinhando-se também às estratégias de segurança alimentar promovidas pelo governo liderado por João Lourenço.
Com um investimento de cerca de 600 milhões de Kwanzas, o projecto está focado na produção de variados produtos, com destaque para os grãos. Zeca Cassanguidi explicou: “A ideia é alavancar a agricultura na Lunda Norte e equilibrar os níveis de produção com outras províncias.”
A cerimónia de apresentação do campo de produção agrícola contou com a presença da governadora da Lunda Norte, Filomena Aires, e marcou oficialmente o início do ano agrícola 2024-2025 na província.